quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quartet - BILL FRISELL


1 Tales from the Far Side 6:27
2 Twenty Years 2:55
3 Stand Up, Sit Down 5:37
4 Convict 13 5:36
5 In Deep 3:10
6 Egg Radio 4:31
7 The Bacon Brunch 4:26
8 Prelude (Frisell, Miles) 1:36
9 Bob's Monsters 8:44
10 The Gallows 6:14
11 What? 3:26
12 Dead Ranch 4:27
13 Coffaro's Theme 4:27

Em 1996 Bill Frisell editava em Cd este "Quartet" que pouco tem de convencional. A começar pela formação, pouco vulgar, que é compreendida para além do próprio Frisell, em guitarra eléctrica e Acustica, por Ron Miles no Trompete, Curtis Fowlkes no Trombone e por Eyvind Kang no Violino, e tambem na Tuba. O repertório aqui apresentado pertence na basta maioria a bandas sonoras que o próprio Frisell fez, criando novos arranjos para esta formação.
Estamos assim na presença de um trabalho único, sem um género que o possa definir. Tanto pode ser Folk, como Country, Nashville, ou até podem ser uns Blues. Por vezes tambem pode soar a música de câmara. Como são peças originalmente escritas para filmes, a maior parte dos temas pertencem a uma criação animada Americana, para televisão, intitulada "Tales From The Far Side", a descobrir, dois temas pertencem à banda sonora de Convict 13, de Buster Keaton, e outros dois a uma produção Italiana intitulada "La Scuola", têm uma estrutura musical apoiada em imagens, muita vezes criada espontâneamente perante o visionamento da obra, e por isso divergem do género mais comum da escrita mais comercial, ou mais convencional. É um processo bastante criativo que nos leva a viajar musicalmente por esses mundos imaginários.
Frisell é detentor de um som de guitarra bastante seu, facilmente identificável, e apoiado pela restante formação oferece-nos de facto um bom momento musical de descoberta e por vezes bastante divertido.

Sem comentários: