segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ecos de Outono - DIVA


1 Amor Errante 4:18
2 Calçada 3:36
3 Noite 3:30
4 Ecos De Outono 5:52
5 Baila Papoila 3:16
6 Tempestade e Paixão 3:09
7 Se 3:34
8 Romaria 4:57
9 Fantasia 1:05

Ecos de Outono foi, em 1990, o album de estreia para os Diva, que já por cá andavam desde 1985. Num disco com óbvias referências musicais dos Cocteau Twins à "nossa" Sétima Legião, não será por acaso que Ricardo Camacho assume a Produção, a par de Francis, destaca-se o caloroso ambiente instrumental criado pelas guitarras e pelos muitos delays utilizados, que sustenta a voz altiva de Natália Casanova. Os arranjos das guitarras soam celestiais através da utilização de diversos efeitos de reverberação e criam uma aura fantástica completada pela entoação da vocalista. É um som claramente Pop, ainda com reminiscências dos anos 80, que combina com algum do som mais rural do nosso País.
"Amor Errante" foi o tema mais conhecido deste trabalho mas há por aqui outros bons momentos como "Noite", claramente inspirado nos Cocteau Twins, os practicamente instrumentais "Ecos de Outono" e "Baila Papoila", o arranjo clássico, a fazer lembrar os Madredeus, para "Tempestade e Paixão", com a participação de Ricardo Camacho nas Teclas, Francis na Guitarra Clássica e Miguel Teixeira em Viola de Arco, e "Se" no tema mais Pop do album, depois de "Amor Errante". O tema "Romaria" é um aparte por se tratar de uma peça com um arranjo claramente inspirado pelo "Ave Maria" de Schubert, e com tal inspiração só podia soar bastante bonito.
Ecos de Outono revela-se como um bom disco para se ouvir em qualquer estação.

2 comentários:

Paulo Miguel disse...

Obrigado pelas palavras.
É bom ver o trabalho reconhecido ao fim destes anos. Os Diva voltaram, encontram-se em estúdio a preparar mais um álbum, podem acompanhar as novidades aqui: www.myspace.com/divaofficialpage

Brother Wolf disse...

Ora aí estão boas notícias. É sempre de saudar o regresso de uma banda que ainda pode fazer muito pela Música Portuguesa. Força com esse album.