domingo, 31 de maio de 2009

The Great Deceiver - KING CRIMSON - CD04


Toronto, Massey Hall
1 Improv: The Golden Walnut 11:14
2 The Night Watch 4:37
3 Fracture 11:51
4 Improv: Clueless and Slightly Slack 8:12
Zurich Volkshaus
5 Walk on...No Pussyfooting :53
6 Improv: Some Pussyfooting 2:26
7 Larks' Tongues in Aspic, Pt. I 8:16
8 Improv: The Law of Maximum Distress, Pt. 1 6:31
9 Improv: The Law of Maximum Distress, Pt. 2 2:33
10 Easy Money 7:32
11 Improv: Some More Pussyfooting 5:53
12 The Talking Drum 7:32

Chego assim ao quarto Cd, e último, desta Box que integra 6 bootlegs, escolhidos por Robert Fripp, captados na época de 73/74. O último Cd tem o sub-título "...But Neither Are They Otherwise."
É importante frisar que estamos na presença de Bootlegs com boa qualidade de som e que são um precioso testemunho da prestação da banda ao vivo, e tambem da grandiosa época em que esta formação dominou, Robert Fripp, John Wetton, Bill Bruford e David Cross. É tambem bastante interessante notar a diferença dos concertos mais antigos para os da fase final da digressão, a crescente evolução da banda é impressionante na forma como o seu som se vai tornando cada vez mais possante e coeso.
Por esta edição se limitar a um período de tempo que vai de 23 de Outubro de 1973 a 30 de Junho de 1974 o alinhamento dos concertos acaba por ser quase sempre baseado no mesmo repertório, no entanto a banda estava em constante experimentação e consegue surpreender pela variedade apresentada. Os temas que se repetem, nesta edição, tem sempre qualquer coisa de novo e isto resulta do princípio da banda de enfrentar o palco no momento, e o estado de espírito dos elementos da banda, ou o envolvimento do público, podem repercutir-se no resultado final do show.
Este último Cd apresenta dois shows, Toronto e Zurich, em alturas díspares, e é o Cd mais imprevisível de todos. É composto maioriotariamente por peças improvisadas o que torna a audição mais interessante, na busca de pormenores, mas tambem mais complicada em termos de paciência, no entanto é precisamente por este tipo de trabalho que a banda sempre se destacou.
É uma edição de luxo a ter em consideração, nomeadamente para apreciadores da banda, ou do género, caso contrário pode haver uma má digestão do produto.

Sem comentários: