sábado, 23 de maio de 2009

The Great Deceiver - KING CRIMSON - CD03


Pittsburgh...Pennsylvania
1 Walk on...No Pussyfooting (Eno, Fripp) 1:15
2 The Great Deceiver 3:32
3 Improv: Bartley Butsford 3:13
4 Exiles 7:19
5 Improv: Danïel Dust 4:09
6 The Night Watch 4:39
7 Doctor Diamond 5:11
8 Starless 12:25
9 Improv: Wilton Carpet 5:52
10 The Talking Drum 5:29
11 Larks' Tongues in Aspic, Pt. 2 4:07
Penn State University
12 Applause & Announcement 2:12
13 Improv: Is There Life Out There? 4:07

O terceiro Cd da edição situa-se em Pittsburgh, Pennsylvania, em Abril de 1974, e têm o sub-título "...Acts Of Deception (The Magic Circus, Or Weasels Stole Our Fruit)".
Já perto da recta final da digressão a banda encontrava-se em ponto de rebuçado, atingindo pontos muito altos de execução e fazendo-se sentir forte e coesa em palco. A secção rítmica, tal como já foi referido anteriormente, encontra-se, particularmente neste Cd, numa forma magnífica de entendimento, perfeito, entre os dois músicos, John Wetton e Bill Bruford. A força de execução é impressionante e dominante, nomeadamente Bruford que tem neste concerto de Pittsburgh uma presença inesquecível. Fripp caracteriza Bruford como "um Baterista com temperamento de músico clássico que pretende ser um Jazzista mas trabalha com grupos de Rock".
O concerto de Pittsburgh vive de momentos dinâmicos em que as improvisações da banda funcionam, no geral, como introduções aos temas, ajudando a criar um certo ambiente expectante até ao êxtase de se entrar no tema em si. Estes momentos de criatividade funcionam muito bem e a banda encontra-se em terreno que pode explorar com facilidade.
Momentos altos deste concerto, a interpretação de "The Night Watch" e a demonstração poderosa, e hipnotizante, no final com "Talking Drum" e "Lark's Tongues In Aspic: Part Two", aqui numa versão abreviada. Sempre a referir o momento "Starless".
O Cd conclui-se com mais uma execução do concerto de Penn State University, e neste caso com uma das peças de improviso aqui intitulada "Is There Life Out There?". É mais um daqueles momentos únicos que só se vai poder saborear ouvindo o Cd porque não mais voltou a acontecer.

Sem comentários: