domingo, 17 de maio de 2009

The Great Deceiver - KING CRIMSON - CD02


Providence...continued (encore)
1 21st Century Schizoid Man 7:32
2 Walk Off from Providence...No Pussyfooting (Eno, Fripp) 1:15
Walk on to Glasgow...Glasgow Apollo
3 Sharks' Lungs in Lemsip 2:38
4 Larks' Tongues in Aspic, Pt. 1 7:25
5 Book of Saturday 2:49
6 Easy Money 6:43
7 We'll Let You Know 4:54
8 The Night Watch 4:54
9 Improv: Tight Scrummy 8:27
10 Peace: A Theme 1:01
11 Cat Food 4:14
Penn State University
12 Easy Money 2:19
13 ...It Is for You, but Not for Us 7:25

O segundo Cd desta soberba edição tem o sub-título "Sleight Of Hand (Or Now You Don't See It Again) And..." e começa, em jeito de conclusão, com "21st Century Schizoid Man", tema que servia habitualmente de encore, completando o concerto de Providence que preenche o primeiro Cd, oferecendo-nos assim esse mesmo concerto em versão integral. De seguida é-nos dado a ouvir o concerto de Glasgow em Outubro de 1973, e um pequeno excerto do concerto em Penn State University, em Junho de 1974.
O concerto de Glasgow, dos seis que são apresentados, é aquele que dista mais tempo em relação ao de Providence, o penúltimo da digressão, e talvez por isso se notem diferenças entre o repertório apresentado, e a execução da banda.
Acima de tudo existe a diferença geográfica do concerto de Glasgow, Reino Unido, e Providence, Estados Unidos da América. Robert Fripp sempre achou que o projecto King Crimson nunca foi devidamente compreendido no Reino Unido mas que fora de portas recebia o devido respeito e compreensão, quero com isto dizer que supostamente longe de casa, e acima de tudo nos Estados Unidos da América, a banda tivesse uma postura diferente em palco.
David Cross, o violinista da formação, revela, no libreto que acompanha a edição, a dificuldade que tinha em fazer sobressair o som do violino, um instrumento com muito poucas conotações ao Rock, e como a secção rítmica Wetton/Bruford crescia de força e intensidade de concerto para concerto atingindo picos de som altissímos e possantes acabando por dominar o espectáculo. No fim desta mesma digressão Fripp pediu mesmo que David Cross abandonasse a banda.
Como conclusão, o concerto de Glasgow é mais comedido sem a força brutal que se ouve e sente no concerto de Providence. É um concerto bastante experimental, o repertório ainda nem estaria bem definido, e David Cross nesta altura ainda se conseguia fazer ouvir. Interessante a utilização de uma caixa de ritmos no habitual momento "free" do concerto, aqui intitulado "Tight Scrummy", que disciplina a improvisação obrigando a banda a manter um ritmo constante como se seguisse um metrónomo. O final com "Cat Food" é um excelente momento de Rock.
O tema "The Night Watch" parece que tinha problemas técnicos na fita, tal como na gravação de Zurich, que aparece mais à frente, no entanto de forma a dar mais integralidade ao concerto de Glasgow, Fripp decidiu montar a segunda parte do tema, retirada do concerto de Zurich, e juntá-la à primeira parte do tema, na gravação de Glasgow, e assim pode-se ouvir o tema integralmente sem quaisquer defeitos técnicos.
O final deste CD conclui-se com um excerto do concerto em Penn State University, em Junho de 1974, e apresenta uma versão mais curta de "Easy Money" que se complementa com um momento experimental intitulado "...It Is For You, But Not For Us".

Sem comentários: