sábado, 20 de junho de 2009

Adore - SMASHING PUMPKINS


1 To Sheila 4:40
2 Ava Adore 4:20
3 Perfect 3:23
4 Daphne Descends 4:38
5 Once upon a Time 4:06
6 Tear 5:52
7 Crestfallen 4:09
8 Appels + Oranjes 3:34
9 Pug 4:46
10 The Tale of Dusty and Pistol Pete 4:33
11 Annie-Dog 3:36
12 Shame 6:37
13 Behold! The Night Mare 5:12
14 For Martha 8:17
15 Blank Page 4:51
16 17 :17

Em 1998, e ao quarto album, os Smashing Pumpkins ficaram reduzidos a trio, neste caso sem baterista. Billy Corgan, Voz e Guitarra, D'Arcy, Baixo, e James Iha, Guitarra, avançaram para um novo disco sem baterista, função essa aqui assumida, e dividida, por Matt Walker, Joey Waronker, Matt Cameron e alguma programação de estúdio.
Num album de cores neutras, em que domina a fotografia a preto e branco, o resultado revela-se dúbio levantando a questão se estamos perante um trabalho melancólico ou uma ode à paixão. Os temas são calmos, misteriosos, cautelosos até, com raros devaneios que se revelam de vez em quando. Provavelmente uma hipotética fase de mudança que por aqui começaria a tentar desenhar-se. Peca por ser um Cd excessivamente longo sem grandes dinamismos que possam ajudar ao despertar da alma sofrida que por aqui paira, excepção para os momentos "Ava Adore",e "Pug".
Apesar de bastante sofrível tolera-se, e as canções acabam por se tornar uma parte do cenário bem desenvolvido. Ou não fossem elas parte desse mesmo cenário.

3 comentários:

Migas disse...

Este álbum marcou-me particularmente porque fui ver a sua apresentação na Aula Magna em 1998. Bons velhos tempos! De resto concordo com a tua apreciação: "Ava Adore" e "Pug" destacam-se do restante e continuam a ser as minhas músicas preferidas.

Brother Wolf disse...

Num trabalho que se revela pesado, um ambiente muito carregado, muito preto e branco, o concerto não há-de ter fugido muito a este estigma.

Migas disse...

Pode-se dizer que teve um momento negro, com distorção de guitarras (a versão mais pesada de "1979" assim o diz)e outro, mais calmo, com versões acústicas de temas bem conhecidos como
"Tonight, Tonight".