quarta-feira, 29 de abril de 2009

Survival - BOB MARLEY & THE WAILERS


1 So Much Trouble in the World 4:00
2 Zimbabwe 3:49
3 Top Rankin' 3:09
4 Babylon System 4:21
5 Survival 3:54
6 Africa Unite 2:55
7 One Drop 3:52
8 Ride Natty Ride 3:53
9 Ambush in the Night 3:14
10 Wake Up and Live 4:55
11 Ride Natty Ride (12" mix) 6:23

A voz de Bob Marley fez-se sempre ouvir, em alto e bom som, ao ritmo do Reggae. A sua atitude foi sempre a de um homem de bom coração que não queria mais do que Paz no Mundo, que todos os Povos lutassem pelo seu ideal e que convivem-se pacificamente. Ora o Mundo perfeito não existe e Marley tinha, obviamente, consciência disso. Bob Marley era, politicamente, uma presença incómoda, vou assim considerá-lo um activista, no sentido mais cultural, e musical, da coisa.
Em 1979 Bob Marley, e a sua banda The Wailers, editavam este album "Survival", cuja edição que aqui apresento é a reedição em Cd, de 2001, a qual inclui como bónus a mistura de "Ride Natty Ride" para a versão de 12". "Survival" revela-se como o album mais político da carreira de Bob Marley, acabando por se poder considerar um trabalho conceptual que tem como principal pano de fundo o continente Africano e a escravatura. A quantidade de homens que foram levados, desumanamente, das suas origens para serem usados laboralmente, sem qualquer forma de respeito, nos quatro cantos do Mundo, está patente na gravura que demonstra a forma, cruel, como eram transportados nos barcos. Uma grande parte destes homens foram levados para o continente Americano, daí Marley considerar que as suas raízes estariam sediadas em África.
A situação Mundial tambem é aqui retratada na generalidade através dos sintetizadores de "So Much Trouble In The World". A incitação ao direito de cada um decidir por si próprio é cantada em "Zimbabwe" e "Babylon Sistem", e a chamada de atenção para a unificação dos Povos contra Governos opressivos está bem presente em "Top Rankin'" e "Africa Unite". A faixa "Survival" celebra a sobrevivência de uma raça que muito sofreu, e "Wake Up and Live" incita à celebração da vida como um direito comum a todos os seres vivos.
Musicalmente Bob Marley dá-nos o balanço do Reggae que inevitavelmente nos faz abanar e dançar ao som do Groove da Jamaica, neste album acentuado por vezes por alguns sopros como por exemplo em "Wake Up and Live" que termina com um tórrido solo de Saxofone, não creditado.
Um album de luta, para nos fazer sentir que podemos, e devemos, construir o Mundo à nossa maneira, sem imposições.

Sem comentários: