terça-feira, 21 de abril de 2009

O Mundo Ao Contrário - XUTOS & PONTAPÉS


1 Desejo 3:25
2 Diz-Me 4:37
3 Ai Se Ele Cai 3:12
4 Pequeno Pormenor 2:58
5 Zona Limite 3:27
6 Fim de Semana 5:27
7 Gota a Gota 2:35
8 Teimosia 4:13
9 O Mundo Ao Contrário 4:18
10 Sombra Colorida 2:38

Em 2004 os Xutos & Pontapés comemoravam 25 anos de existência com o lançamento de mais um album de originais. Esses vinte e cinco anos reflectem-se em maturidade e os Xutos dão-nos um album mais cuidado, e trabalhado, em estúdio, em que as guitarras, apesar de continuarem sempre presentes, deixam ouvir mais do que se passa por trás. As vocalizações tambem se encontram mais trabalhadas, sendo o excelente tema "Diz-me" o que mais evidencia esta parte do trabalho, com uma boa interpretação de Tim.
A Música criada para este Cd consegue respirar sem se atrofiar, por vezes chegamos a ter a sensação de que os Xutos atinaram e ganharam juízo mas, felizmente, continuam a ser eles próprios e apesar de mais limpinhos é o seu som e a sua atitude que continua a dominar.
"Desejo" é um excelente tema de abertura, com um Riff pausado. "Diz-me" é um grande momento, e uma das melhores interpretações de Tim. "Fim de Semana" é bastante interessante. "Gota a Gota" é executado em trio por Tim, pelo saxofone de Gui, e pela guitarra espacial de João Cabeleira, soa intemporal. "Teimosia" podia ter sido um dos temas do album de Tim a solo. Em "Sombra Colorida" experimenta-se uma caixa de ritmos, programada por Kalú, em vez da bateria. "Ai Se Ele Cai" e "O Mundo Ao Contrário" foram os êxitos do album.
É um album para suscitar a velha polémica entre os que dizem que dantes é que eles eram bons, e os que dizem que quanto mais velhos melhores. Que cada um julgue à sua maneira.

Sem comentários: