domingo, 5 de abril de 2009

Some Friendly - THE CHARLATANS


Side A
1 You're Not Very Well 3:30
2 White Shirt 3:25
3 Opportunity 6:41
4 Then 4:11
5 109, Pt. 2 3:18
Side B
1 Polar Bear 4:56
2 Believe You Me 3:41
3 Flower 5:27
4 Sonic 3:32
5 Sproston Green 5:10

Um ano antes, em 1989, os Stone Roses editavam o primeiro album e vaticinava-se que seriam maiores que o Mundo. Tal profecia não se veio a concretizar e a banda de Ian Brown acabou por ter uma carreira curta com apenas dois albuns de originais editados, no entanto o primeiro album dos Stone Roses acabou por servir de principal testemunho a uma época de ouro da cidade Inglesa de Manchester em que esta passou a ser conhecida como Madchester, e a discoteca Hacienda o seu ponto de encontro.
Os Charlatans dão-se a conhecer ao Mundo em 1990 com este registo, em vynil, em que se colam ao som Pop/Rock dançável dos Stone Roses mas adicionando o som de orgão Hammond, que acaba por caracterizar o som da banda. Pode-se afirmar que os Charlatans acabam por fundir o som das três grandes maiores bandas da altura em Manchester, os Stone Roses, os Inspiral Carpets e os Happy Mondays. Curiosamente os Charlatans acabaram por ter uma carreira maior, e mais equilibrada, que os outros.
Como primeiro album, "Some Friendly" é um trabalho bastante interessante de seguir e dançar. Melodias Pop, dançaveis e psicadélicas, dominam este trabalho. A voz de Tim Burgess é calma e discreta mas muito presente. O som da banda caracteriza-se pelo Orgão Hammond de Rob Collins e pela guitarra de John Baker. Temas a reter, "Opportunity" é longo e hipnotizante, "Then" tem uma linha de Baixo que sustenta o tema, e foi tambem a faixa que mais rodou. O lado B é todo de referir pela sua vertente mais Rock, a utilização de um pedal wha-wha em "Believe You Me" é brutal.
Como curiosidade há só que referir que a banda a partir de 1991 passou a designar-se por THE CHARLATANS UK, isto aquando da sua primeira digressão pelos Estados Unidos da Amércia. Uma banda de garagem Norte-Americana, de São Francisco, já detinha direitos sobre o nome pelo que a banda Britânica viu-se obrigada a adicionar "UK" ao nome de modo a evitar conflito.

Sem comentários: