domingo, 5 de outubro de 2008

You're Under Arrest - MILES DAVIS


1 One Phone Call/Street Scenes 4:34
2 Human Nature (Bettis, Porcaro) 4:30
3 Intro: MD 1/Something's on Your Mind/MD 2 (Davis, Eaves, Williams) 7:17
4 Ms. Morrisine (Davis, Irving, Morrisine) 4:57
5 Katia Prelude (Davis, Irving) :40
6 Katia (Davis, Irving) 7:37
7 Time After Time (Hyman, Lauper) 3:37
8 You're Under Arrest (Scofield) 6:14
9 Medley: Jean Pierre/You're Under Arrest/Then There Were None (Davis, Irving, Scofield) 3:23

Miles Davis fez sempre por estar enquadrado com a época em que vivia, desde a década de 40 até à data da sua morte em inícios da década de 90, foi sempre um homem atento ao que o rodeava e acompanhou as tendências, desde as roupas aos carros até, obviamente, ao principal que era a música. Não é assim de estranhar que Miles apareça em plenos anos 80, e após uma grande ausência do meio musical durante praticamente a segunda metade da década de 70, rodeado de novos músicos e de novas sonoridades. A música evoluiu, novos instrumentos surgiram, os penteados mudaram e as roupas tambem, e Miles mais uma vez não quis ficar para trás.
Surge assim em 1985 "You're Under Arrest" que começa logo por chamar a atenção pelo facto de conter dois temas Pop bastante simbólicos dessa mesma altura, "Human Nature", belíssimo tema que Michael Jackson gravou para esse grande album que é "Thriller", e "Time After Time", uma bonita balada de Cindy Lauper.
Miles abre o album com um tema delirante em que interpreta uma rusga a ele próprio, criando os diálogos dos policias, que ele tão bem conhece, por cima de uma banda sonora que sustenta toda a acção. A interpretação culmina com a voz de Sting a dar a ordem de detenção em Francês.
Num album em que existe uma grande predominância dos Sintetizadores, ao cargo de Robert Irving III, Miles consegue manter um certo brilho de improviso ao ter ao lado do seu Trompete dois prestigiados guitarristas como o são, John McLaughlin, em "Ms.Morrisine" e "Katia", e John Scofield nos restantes temas. Ambos os guitarristas empregam solos bastante determinados, a roçar uma sonoridade mais Rock, no entanto John Scofield acaba por ter um papel mais determinante ao suportar os temas e criar fraseados inovadores dentro de uma tradição mais Jazzística. Scofield contribui tambem com o tema "You're Under Arrest", uma peça rápida e obrigatória. Bob Berg marca uma presença discreta em Sax-Soprano no primeiro tema do Cd e em "You're Under Arrest" é fundamental no Sax-Tenor acompanhando John Scofield no Riff principal desta faixa.
A faixa "Something's On Your Mind" será aqui uma referência por antever o album seguinte de Miles que é "Tutu".
Este trabalho encerra um pouco da mesma forma que começou, o Medley apresentado acaba por soar tambem a banda sonora, com uma série de efeitos, e o Riff do Piano é perfeito e hipnotizante, não nos sai da cabeça.

Sem comentários: