quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lather - FRANK ZAPPA - CD02


1 Honey, Don't You Want a Man Like Me? 4:57
2 The Black Page, #1 1:57
3 Big Leg Emma 2:11
4 Punky's Whips 11:06
5 Flambé 2:05
6 The Purple Lagoon 16:21
7 Pedro's Dowry 7:45
8 Läther 3:50
9 Spider of Destiny 2:40
10 Duke of Orchestral Prunes 4:22

Uma vez recusada a edição de Lather como uma caixa de 4 Vynis, Zappa dirigiu-se a uma estação de rádio local e pediu para passarem a obra na sua integralidade, a respectiva rádio acedeu ao pedido e assim o fez. Entretanto Zappa avisou os ouvintes para prepararem os gravadores de Cassetes e aproveitassem a ocasião para gravar o registo da obra tal como foi idealizada, uma oportunidade única, e assim distribuiu o trabalho livremente por quem pode aproveitar.
Este segundo Cd incide maioritariamente na facção que se viria a tornar no famoso duplo album ao vivo, "Zappa In New York", tendo como principais pilares os temas "Punky's Whips" e "The Purple Lagoon". "Punky's Whips" adquire contornos bastate humorísticos, quase Óperaticos, em que o Baterista Terry Bozzio interpreta um confuso jovem que se apaixona pela imagem de um poster de um outro jovem, guitarrista, que lhe baralha as tendências sexuais. Por outro lado "The Purple Lagoon" é um daqueles temas em que os músicos se entregam de corpo e alma à improvisação, e neste caso em particular falamos de Michael Brecker, primoroso solo em Sax-Tenor, Patrick O'Hearn, solo de Baixo, e Randy Brecker, solo de Trompete. Neste Cd encontramos tambem a peça orquestral "Pedro's Dowry", um desafio a enfrentar em termos de audição, não é uma peça fácil de acompanhar.
As peças instrumentais dominam a totalidade deste valioso trabalho de Zappa, excepção feita aos momentos vocais que são quase todos registados ao vivo. A composição de Zappa era única, com um toque muito pessoal, e são uma delícia de apreciar. Mesmo as composições mais complexas conseguem agarrar o ouvinte e transportá-lo por um emaranhado de pormenores bem idealizados, e enquadrados, na estrutura musical.

Sem comentários: