sexta-feira, 31 de outubro de 2008

On The Corner - MILES DAVIS



1 On the Corner/New York Girl/Thinkin' of One Thing and Doin' Another/Vote For Miles 19:59
2 Black Satin 5:20
3 One and One 6:09
4 Helen Butte/Mr. Freedom X 23:18

Edição em Cd deste album de 1972. Após "In The Silent Way" em 1969 e "Bitches Brew" em 1970, o mesmo conceito estende-se a este "On The Corner com a diferença da abordagem neste registo conter mais Groove, Miles quis soar mais Funky. Uma vez mais Miles quis estar em sintonia com a corrente e abraçou os novos ritmos criando discórdia entre os mais puristas apreciadores de Jazz e aqueles que simplesmente gostam de ouvir novas abordagens e experimentar novos conceitos. James Brown e Sly Stone eram por esta altura os nomes que mais soavam na cabeça de Miles Davis e foi com estas sonoridades em mente que entrou em estúdio para registo de mais um trabalho extraordinário. A utilização de loops e a manipulação de fitas magnéticas, influência de Stockhausen a notar-se, são tambem técnicas exploradas nesta sessão.
A partir de uma base rítmica repetitiva, quase minimalista, a banda vai descarregando a sua energia reagindo ao ambiente e entregando-se a uma cerimónia quase tribal. Os músicos contribuem com curtos solos e todos os temas vibram de vida, tal como uma selva. Miles utiliza sempre o seu Trompete ligado a um pedal Wha-Wha, aqui a influência de Jimi Hendrix, e vai aparecendo e desaparecendo num ambiente que ele controla totalmente.
Importante referir a presença de músicos como John McLaughlin, Guitarra Eléctrica no primeiro tema, David Liebman, Sax-Soprano no primeiro tema, Herbie Hancock e Chick Corea, nos Teclados ao longo de todo o album, Bennie Maupin, Clarinete-Baixo no segundo tema, e os incansáveis bateristas, Jack de Johnette, Billy Art e Al Foster.

Sem comentários: