quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lather - FRANK ZAPPA - CD01


1 Re-Gyptian Strut 4:37
2 Naval Aviation in Art? 1:32
3 A Little Green Rosetta 2:48
4 Duck Duck Goose 3:01
5 Down in de Dew 2:57
6 For the Young Sophisticate 3:14
7 Tryin' to Grow a Chin 3:26
8 Broken Hearts Are for Assholes 4:40
9 The Legend of the Illinois Enema Bandit 12:43
10 Lemme Take You to the Beach 2:47
11 Revised Music for Guitar and Low-Budget Orchestra 7:36
12 RDNZL 8:16

Inicialmente concebido como uma box de 4 discos em vynil, com peças gravadas entre os anos de 1973 e 1977, este trabalho nunca foi aceite como tal pela editora que recusou a concepção desta obra mas lembrando Zappa que lhes devia quatro albuns contratuais. Uma vez que a editora não abria mão de Zappa o próprio reformolou a obra, separou os 4 vynis desta box e entregou-os como quatro trabalhos em separado dando assim origem aos albuns "Zappa in New York", "Studio Tan", "Orchestral Favourites" e "Sleep Dirt". Em 1996, e dando continuidade ao seu excelente tratamento da obra de Frank Zappa, a RYKODISC conseguiu recuperar para esta edição tripla em CD a obra tal como foi inicialmente concebida, e ainda com o acréscimo de quatro bónus tracks que aparecem no terceiro disco.
Há assim a possibilidade, principalmente para fundamentalistas da obra de Zappa, de se poder desfrutar, finalmente, da obra tal como Zappa a queria editar originalmente. O alinhamento segue prioritariamente a ordem pela qual foi elaborado, no livrete que acompanha os CDS está uma cópia dos acetatos mostrando a distribuição dos temas pelos respectivos vynis.
Os temas do alinhamento deste primeiro CD compreenderiam o lado A, "Re-gyptian Strut", que abre muito bem a obra, destaque para Bruce Fowler em Trombone, até "For The Young Sofisticated", e o lado B do primeiro vynil, que consiste nos temas ao vivo, "Tryin' To Grow A Chin" até ao grandioso momento musical, humoristico e Blues, de "The Legend Of The Illinois Enema Bandit". Os últimos três temas do CD, "Lemme Take You To The Beach", uma paródia à música Surf, "Revised Music For Guitar & Low Budget Orchestra", uma peça plena de execução muito contemporânea, e "RDNZL" oportunidade para se ouvir mais um bom solo de guitarra de Zappa, seriam o Lado A do segundo Vynil, nunca editado.
Faça-se assim justiça à vontade deste grande compositor.

Sem comentários: