terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Night Passage - WEATHER REPORT


1 Night Passage (Zawinul) 6:29
2 Dream Clock (Zawinul) 6:26
3 Port of Entry (Shorter) 5:09
4 Forlorn (Zawinul) 3:55
5 Rockin' in Rhythm (Carney, Ellington, Mills) 3:02
6 Fast City (Zawinul) 6:16
7 Three Views of a Secret (Pastorius) 5:50
8 Madagascar (Zawinul) 10:56

Este Cd tem data de edição original de 1980, surge logo a seguir ao duplo Cd ao vivo "8:30" de 1979, e foi tambem ele gravado ao vivo, mas não é um album ao vivo. Foi de facto gravado perante uma assistência de 250 pessoas em duas noites no The Complex em Los Angeles mas foi posteriormente trabalhado em estúdio. Excepção para o último tema, "Madagascar", que foi captado em Osaka, Tokyo. Este trabalho será mesmo um fruto da tournée que originou "8:30" tendo vindo a ser elaborado e testado ao longo da mesma e daí terá porventura saído a ideia de o gravar ao vivo, onde a banda vive o momento e a improvisação estará no seu estado mais instintivo.
Os Weather Report sempre conseguiram transmitir uma universalidade em que a viagem por diversos lugares é evidente, quase que conseguimos sentir os odores, os sabores e as vozes de outras gentes e paisagens que Zawinul nos sugere escondido por trás da sua parafernália de sintetizadores. O tema "Night Passage" terá sido inspirado, e criado, numa viagem de Zawinul, em comboio, entre Veneza e Viena, por exemplo.
"Port of Entry", escrito por Wayne Shorter, é o tema mais explosivo do album, tal é a intensidade que dele se apodera à medida que progride e Jaco Pastorius contribui, e de que maneira, para tal. "Forlorn" é como que um prelúdio para "Rockin' in Rhytm", aqui temos a invulgaridade de uma versão, Duke Ellington, algo a que os Weather Report nunca nos habituaram. "Three Views of a Secret" foi escrito por Pastorius para o seu segundo album a solo e acabou por aparecer primeiro por aqui, aparecendo depois em "Word Of Mouth" devidamente orquestrado, bela melodia. "Dream Clock" é uma balada bem preenchida com Shorter a solar bem e com o toque mágico de Pastorius a criar boas linhas de baixo. "Fast City" é swing, acelerado e movimentado como a vida na cidade. A terminar, a envolvência da selva de "Madagascar" com diversificados sons a pontificar em diversos apontamentos de percussão para no fim terminar em efervescente celebração.
São assim os Weather Report, e este é mais um excelente trabalho ao seu melhor nível.

2 comentários:

Anónimo disse...

bom comeco

Brother Wolf disse...

Bom começo de.....?