terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Make a Jazz Noise Here - FRANK ZAPPA - CD01


1 Stinkfoot 7:39
2 When Yuppies Go to Hell 13:28
3 Fire and Chains 5:04
4 Let's Make the Water Turn Black 1:36
5 Harry, You're a Beast :47
6 The Orange County Lumber Truck :41
7 Oh No 4:43
8 Theme from 'Lumpy Gravy' 1:11
9 Eat That Question 1:54
10 Black Napkins 6:56
11 Big Swifty 11:12
12 King Kong 13:04
13 Star Wars Won't Work 3:40

Edição em CD duplo, como tal vai ser apresentada em duas partes, as usual, e aqui vai o primeiro Cd.
A digressão Europeia e Americana de Frank Zappa em 1988 está bem documentada e repartida por 3 cds oficiais sendo este 1 deles. "Make a Jazz Noise Here" não é um cd de Jazz mas há muita improvisação por aqui, e uma banda muítissimo bem ensaiada como esta e com um líder como este presta-se a grandes aventuras em palco e as audiências agradecem. Interessante a intervenção de Zappa em "Stinkfoot" ao fazer a apresentação da banda, e chegando à vez de apresentar Ed Mann, o homem da Marimba e do Vibrafone, contar que o mesmo Ed Mann, momentos antes de subirem ao palco onde se encontram, teria sido abordado por um fã da banda que o insultou e tratou abaixo de cão por este, num concerto anterior, ter feito mal o solo de Marimba no tema "Dickie's Such An Asshole", então Zappa "obriga" Ed, naquele momento, a repetir o solo como deve ser de forma a compensar o bilhete daquele fã naquela noite. A história terá sido real ou apenas a forma de Zappa o adverter fazendo-o pagar o erro perante uma audiência? Ficou registada.
Este Cd debruça-se mais sobre os temas instrumentais, parte deles nunca editados e quanto a mim practicamente criados no palco, na hora, no momento. "When Yuppies Go To Hell" é um grande exemplo disso mesmo, "Fire and Chains" e "Star Wars Won't Work" são os outros temas, deste primeiro Cd, que vem aqui a sua primeira edição. Os restantes já foram gravados e usados noutras edições mas nunca são apresentados da mesma forma parecem sempre novos, Zappa terá dito uma vez numa entrevista "Going on the road and playing the same songs every night? What kind of a life is that?", realmente Zappa era único.
Os temas aqui apresentados são retirados de diversas performances nos mais diversificados lugares ao longo dos dois continentes, não há uma sequência lógica nem qualquer critério. Alguns temas, tomemos "King Kong" como exemplo, são apresentados como uma só peça mas é na realidade a peça apresentada em três localidades diferentes, diante de três audiências diferentes, sendo depois colada como uma só performance sendo na realidade três, se é que me fiz entender. Este era outro dos trabalhos predilectos e inventivos de Zappa, retirar partes das composições, grande parte das vezes ao vivo, e colá-las noutras peças e ambientes, processo esse que criou essa maravilhosa obra da guitarra que é "Shut Up 'n Play Yer Guitar", mas isso é outra conversa.
Parto assim para o Cd02 e ouvir que surpresas me aguardam.

2 comentários:

Anónimo disse...

realmente zappa é muito bom o meu preferido é o hot rats
esse eu nunca ouvi
fiquei ucurioso

valeu

Brother Wolf disse...

e eu ainda não ouvi o Hot Rats, uma das minhas grandes falhas.