quinta-feira, 5 de julho de 2007

Reality -DAVID BOWIE


1 New Killer Star 4:41
2 Pablo Picasso 4:05
3 Never Get Old 4:24
4 The Loneliest Guy 4:11
5 Looking for Water 3:31
6 She'll Drive the Big Car 4:31
7 Days 3:19
8 Fall Dog Bombs the Moon 4:03
9 Try Some, Buy Some 4:24
10 Reality 4:25
11 Bring Me the Disco King 7:45

O Camaleão continua em grande forma neste CD de 2003. Impressiona-me bastante a forma como David Bowie se soube adaptar aos anos 90 e ao mundo da Internet, e do partido que soube tirar desse mundo novo. Todo esse processo continua em permanente evolução no inicio deste milénio.
Este album confirma isso mesmo. Bowie continua a ser Bowie mas actualizado no tempo. As canções tem o seu toque, mas a sonoridade tem a "sujidade" de um novo som, criado por uma nova geração que cresceu a ouvi-lo e misturou essa velha sonoridade com novos sons, a iventividade, criação, e busca de uma nova sonoridade Rock. Esse som, mais sujo, foi mais caracteristico na década de 90, sob responsabilidade do mestre Trent Reznor, o senhor dos Nine Inch Nails, do som industrial, da paranóia e da ira. Os albuns "Outside" de 1995 e "Earthling" de 1997 são bons exemplos dessa sonoridade que contagiou, bastante, Bowie. É claramente evidente que David Bowie não se quis deixar ficar para trás e agarrou aqui a oportunidade de uma nova vida.
Em 2003, já se respira um novo ar, um som mais limpído e mais harmonioso. Bowie já estará aqui a descansar da loucura que foi a década passada e volta ao seu estilo mais "cool", mas com garra e dinâmica.
"Pablo Picasso" é aguerrido e possante, a introdução ao tema é interessante, a nova sonoridade aplicada a uma introdução espanholada. "She'll Drive The Big Car" têm forte batida e um coro no refrão para apreciar e saborear. "Never Get Old" é pop. "Days" a música fácil que entra logo no ouvido. "Bring Me The Disco King" é jazzy. "Try Some, Buy Some" é de George Harrison, a versão. "New Killer Star" foi a apresentação do disco, a água na boca.
É um album de guitarra. Não só, mas a predominância é das cordas, para isso não será totalmente alheia a presença do Sr. Earl Slick (guitarrista ex-Jefferson Airplane) um veterano, tambem ele, nestas andanças.

Sem comentários: