terça-feira, 3 de julho de 2007

Daylight Again - CROSBY, STILLS & NASH


Side A
1 Turn Your Back on Love 4:47
2 Wasted on the Way 2:51
3 Southern Cross 4:40
4 Into the Darkness 3:21
5 Delta 4:12
Side B
6 Since I Met You 3:10
7 Too Much Love to Hide 3:57
8 Song for Susan 3:07
9 You Are Alive 3:02

10 Might as Well Have a Good Time 4:25
11 Daylight Again 2:28

Os tempos aqui já são outros. Estamos em 1982 e para trás ficou o saudoso ano de 1970, ano da minha vinda ao mundo e de "Déjà-Vu", album desta mesma banda mas acompanhada pelo Sr. Neil Young. É a segunda vez, em muito curto espaço de tempo, que refiro este album, de 1970, aqui. Pelo meio houve um album ao vivo em 1971, "4 Way Street", e um album de estudio, CSN, em 1977 que ainda não tive o prazer de conhecer.
Este vinil custou-me a agradar de inicio, esperava um album mais acustico, mas de facto temos de nos localizar na época e ouvi-lo noutro contexto, noutra década.
É o inicio da década de 80, a vida começa a ser mais dependente da electronica, a sociedade cada vez mais consumista, começa-se a viver mais rápido. O Woodstock e tudo o que significou estava perdido num mundo mais acelerado, mais preocupado em acompanhar as modas e em possuir as ultimas novidades.
David Crosby atravessava por esta altura um período conturbado com as drogas, que veio a culminar com a sua prisão, no entanto são os 2 temas por ele cantados," Delta" de sua autoria e que é soberbamente cantado por esta magnifica voz e "Might As Well Have a Good Time" acompanhado só por piano e orgão, que mais me emocionam ouvir.
Três temas são da autoria de Graham Nash no seu estilo caracteristico, "Wasted On The Way" que foi single, "Into The Darkness" balanço rock com bom riff e "Song For Susan" é uma canção ao estilo melódico de Nash como era "Our House".
O resto do trabalho de escrita pertence a Stephen Stills, sempre em parceria com mais alguém, excepção para o acustico e curto "Daylight Again" cantado em conjunto com Art Garfunkel. Não deixa de ser curioso que num grupo como este, de magnificas vozes, seja Art Garfunkel a fazer o que qualquer um deles poderia fazer à vontade. "Southern Cross" foi o hit do album, "Turn Your Back on Love" mostra-nos estas magnificas vozes complementadas pelo som da época, com um sintetizador de fundo que me faz lembrar o som dos The Who em "Who's Next", e refiro "Since I Met You" só pela presença de Jeff Porcaro na bateria.
É sempre um prazer ouvir estes homens a cantar.

Sem comentários: