segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Flesh + Blood - ROXY MUSIC


  Lado A
1 Midnight Hour (Cropper/Pickett)   3:11
2 Oh Yeah (Ferry)   4:50
3 Same Old Scene (Ferry)   3:00
4 Flesh And Blood (Ferry)   3:00
5 My Only Love (Ferry)   5:00
  Lado B
1 Over You (Ferry/Manzanera)   3:30
2 Eight Miles High (Clark/Crosby/McGuinn)   4:52
3 Rain Rain Rain (Ferry)   3:18
4 No Strange Delight (Ferry/Manzanera)   4:45
5 Running Wild (Ferry/Manzanera)   5:18

'Flesh + Blood' foi editado em 1980, como sendo o sétimo álbum de estúdio para os britânicos Roxy Music. A banda vinha passando por algumas metamorfoses, acentuadas a partir do álbum 'Siren', em 1975, e parecia estar a tornar-se num projeto pessoal de Bryan Ferry - este é mesmo o primeiro registo dos Roxy Music em que a banda gravou versões, "In The Midnight Hour", de Wilson Pickett, e "Eight Miles High", dos Byrds, algo que Brian Ferry fazia com certa frequência nos seus trabalhos a solo.  

No entanto, é natural que os Roxy Music quisessem acompanhar as tendências e seguissem naturalmente o seu próprio caminho. Se no registo anterior - 'Manifesto' - a influência disco ganhou algum terreno, agora chegava a vez dos Roxy Music provarem um pouco do estilo que os tinha como uma das suas principais referências, a new wave.    

Não deixa de ser estranho ouvir um álbum dos Roxy Music a iniciar com uma versão para um clássico como "In The Midnight Hour" mas a elegância da sua abordagem encaixa a música na envolvência de uma nova atmosfera e estilo que transporta o esplendor de toda a sua essência para o tempo corrente, e o mesmo se aplica na versão para "Eight Miles High". Para além das versões, o registo confirma a estabilidade e a confiança com que Bryan Ferry, Andy McKay e Phil Manzanera - os únicos elementos da formação original - tratavam a leveza, o requinte e a acessibilidade, do delicado exotismo da sua 'nova sonoridade'. 'Flesh + Blood' proporcionou ainda três singles admiráveis - "Oh Yeah", "Same Old Scene" e "Over You" - e músicas deliciosas como a inebriante "My Only Love" e o misterioso fascínio de "No Strange Delight". 

A relevante proximidade das faixas "Flesh And Blood" e "Rain Rain Rain" com a sonoridade dos igualmente britânicos Japan, dignos herdeiros da sonoridade Roxy Music, não passa aqui despercebida e reforça uma mútua influência. O single "Same Old Scene" carrega algum teor das origens dos Roxy Music e "Running Wild" mantém a tradição da habitual balada de despedida.

Sem comentários: