quarta-feira, 16 de agosto de 2023

The Falcon And The Snowman - ORIGINAL SOUNDTRACK


1 Psalm 121/Flight Of The Falcon (P. Metheny/L. Mays)   4:08
2 Daulton Lee (P. Metheny/L. Mays)   5:56
3 Chris (P. Metheny/L. Mays)   3:16
4 "The Falcon" (P. Metheny/L. Mays)   4:59
5 This Is Not America (D. Bowie/P. Metheny/L. Mays)   3:53
6 Extent Of The Lie (P. Metheny/L. Mays)   4:15
7 The Level Of Deception (P. Metheny/L. Mays)   5:45
8 Capture (P. Metheny/L. Mays)   3:57
9 Epilogue (Psalm 121) (P. Metheny/L. Mays)   2:14

A banda sonora original do filme "The Falcon and the Snowman" de John Schlesinger, editada em 1985, foi composta pelo guitarrista de jazz Pat Metheny e pelo pianista Lyle Mays - os dois elementos que compõem o núcleo do Pat Metheny Group. As peças são todas executadas pelo grupo, contando ainda com relevantes prestações do Ambrosian Choir, para o cântico "Psalm 121", que abre o registo e o filme, e da National Philharmonic Orchestra, dirigida por Steve Rodby, o baixista do Pat Metheny Group, para algumas peças mais complexas, destinadas a interagir com enquadramentos específicos de sequências do filme. E depois, há o episódio David Bowie ...

Mesmo carregando a especificidade de se tratar de uma banda sonora, o registo enquadra-se muito facilmente no trabalho do Pat Metheny Group à data. A formação do grupo é a mesma que gravou o álbum 'First Circle', anterior a esta sessão, e capta o coletivo em fase de transição de editora e no início de uma nova fase em que a sua sonoridade iria partir para uma abrangência mais latina, mas as músicas que compõem esta banda sonora carregam a harmonia de uma atmosfera ambiental/fusão, cuidada e acessível, prontas para servir os requisitos de John Schlesinger para com o seu filme.
    
Com exceção para as músicas "Extent Of The Lie", "The Level Of Deception" e "Capture", peças que denunciam algum caráter mais detalhado e cinematográfico, e que foram gravadas com a National Philharmonic Orchestra, as restantes composições podiam estar no alinhamento de um álbum de originais do Pat Metheny Group. Mas a peça central de toda a banda sonora é "Chris", a composição que dá depois a origem a "This Is Not America", na voz de David Bowie, e que reaparece momentaneamente em "The Falcon" e "Capture".

O moderado sucesso do single "This Is Not America", Top 40, teve o dom de recuperar alguma credibilidade para David Bowie, que por esta altura atravessava a fase artística menos apreciada de toda a sua carreira, e de expor o Pat Metheny Group a outras audiências que não as do jazz. No entanto, o envolvimento de David Bowie nesta sessão permanece, ainda hoje, algo incógnito - o facto nem aparece mencionado nas suas biografias. Segundo testemunho do próprio Pat Metheny, terá sido Schlesinger, o realizador, quem teve a ideia de levar Bowie à sessão de gravação. Depois de assistirem a uma projeção do filme, durante a qual Bowie foi retirando alguns apontamentos que no final se revelaram como títulos de músicas, o título "This Is Not America" saltou aos olhos de John Schlesinger e o single seria depois gravado numa outra sessão em Montreux, Suíça, com o Pat Metheny Group. 

O filme nunca obteve grande reconhecimento mas a banda sonora permanece como um documento válido na distinta carreira do Pat Metheny Group.

Sem comentários: