terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Manifesto - ROXY MUSIC


Lado A (East Side)
1 Manifesto (Ferry/Manzanera)   5:31
2 Trash (Ferry/Manzanera)   2:12   
3 Angel Eyes (Ferry/Mackay)   3:32      
4 Still Falls The Rain (Ferry/Manzanera)   4:12
5 Stronger Through The Years (Ferry)   6:12 
Lado B (West Side)
1 Ain't That So (Ferry)   5:39
2 My Little Girl (Ferry/Manzanera)   3:16
3 Dance Away (Ferry)   4:19
4 Cry, Cry, Cry (Ferry)   2:53
5 Spin Me Round (Ferry)   5:08   

Os britânicos Roxy Music regressavam às edições discográficas em 1979, quatro anos depois do último álbum de originais, "Siren" em 1975, e três anos depois da sua última digressão e de um álbum ao vivo que revia três anos de palco, "Viva" em 1976. "Manifesto" veio preencher a posição do sexto registo de originais da banda e assim preparar o fecho do ciclo de uma década em que a popularidade do género rock/pop seria novamente confrontada com profundas mudanças estéticas.   

Em "Manifesto" os Roxy Music começam por se mostrar inspirados com um East Side verdadeiramente engenhoso, enquanto o West Side se apresenta rendido ao charme e elegância de Bryan Ferry. O registo divide-se sob as duas denominações, sendo bem percetível que metade do álbum é assinado em parceria e a outra metade é exclusiva do carismático líder e vocalista Bryan Ferry. No entanto, "Manifesto" é um registo bem estruturado e cuidado que reflete a sua variedade musical como uma expressiva paleta de cores. 

A abertura do registo é servida como uma entrada calculada e algo experimentalista através da música homónima que dá o título ao álbum e que conduz ao impulso dos enérgicos singles "Trash" e "Angel Eyes". "Trash" revela-se como um legítimo herdeiro da sonoridade primordial dos Roxy Music enquanto "Angel Eyes" seria regravada para uma nova versão como single e seria ainda editada em 12" (extended dance mix), formato que então se começava a popularizar para utilização nos clubes de dança. Este será também o ponto em que os Roxy Music mais se aproximaram do domínio do movimento disco sound. "Still Falls The Rain" partilha ainda algum glamour com David Bowie e o exotismo de "Stronger Through The Years" encerra o East Side de forma enigmática.

O refrescante balanço de "Ain't That So" introduz o segundo lado do registo de forma convidativa e acessível, muito ao jeito de Bryan Ferry. "My Little Girl" é uma peça mais elaborada e colorida, com a curiosidade de apresentar arranjos à la Steely Dan. "Dance Away" foi o single mais bem sucedido desta edição e a música que melhor reflete o trabalho a solo de Bryan Ferry, facto que não será casual pois trata-se de uma música que Bryan Ferry tinha guardado para um dos seus álbuns anteriores mas que só ficou concluída por esta altura. "Cry, Cry, Cry" é Bryan Ferry a empurrar os Roxy Music em direção à música Soul e "Spin Me Round" é a antecessora de "Avalon" (Now the ballroom's empty vs Now the party's over), a expressiva solidão de uma balada tão emotiva e sensual.

"Manifesto" é um trabalho aberto a todos os estilos e revelador da criatividade musical com que os Roxy Music procuravam obter novas sonoridades. 

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