quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Fleetwood Mac - FLEETWOOD MAC


Lado A
1 Monday Morning (L. Buckingham)   2:48
2 Warm Ways (McVie)   3:50
3 Blue Letter (M. & R. Curtis)   2:31
4 Rhiannon (S. Nicks)   4:12
5 Over My Head (McVie)   3:34
6 Crystal (S. Nicks)   5:12   
Lado B
1 Say You Love Me (McVie)   4:11
2 Landslide (S. Nicks)   3:05
3 World Turning (McVie & L. Buckingham)   4:25   
4 Sugar Daddy (McVie)   4:09
5 I'm So Afraid (L. Buckingham)   4:15 

Até 1975, o ano de edição para um segundo álbum homónimo, a história dos britânicos Fleetwood Mac passa por diversas fases cujo desenlace se estende por variados capítulos, fortemente marcados pela instabilidade em conseguir manter os elementos da formação. Neste mesmo ano, apenas a sua secção rítmica, composta por Mick Fleetwood e John McVie, os únicos membros da formação original e cujos apelidos dão o nome à formação, permanecia fielmente no seu posto. A pianista e compositora Christine McVie mantinha a sua atividade com a banda desde 1970 e a formação passava agora a contar com os valiosos préstimos de uma dupla norte-americana composta pelo talentoso guitarrista Lindsey Buckingham e pela sua vistosa companheira e vocalista Stevie Nicks, com ambos a assumir ainda a sua veia de autores.  

O álbum marca o arranque de uma nova fase e iria dar início ao período de maior estabilidade e sucesso para os Fleetwood Mac. Os blues da fase inicial dão agora lugar a canções inteligentes e bem estruturadas, com a capacidade de funcionar eficazmente dentro da panorâmica pop/rock que viria a tornar o som da banda mais diversificado e acessível, e cuja qualidade viria a caraterizar definitivamente a sonoridade dos Fleetwood Mac.

A mais-valia de incluir três músicos na formação que contribuem com trabalho de composição gera variedade de estilos e alguma diversidade musical, levando aqui à criação de uma sonoridade pop/rock amadurecida que se deixa envolver calorosamente pela mágica ambiência da música folk e do country. 

Christine McVie é quem mais contribui para a sonoridade deste registo através da doçura de momentos singelos como "Warm Ways" e "Over My Head", a segurança de "Say You Love Me" e "Sugar Daddy", e uma parceria mais aguerrida, com Buckingham, em "World Turning". 
Stevie Nicks assume a postura folk do álbum e contribui com a serenidade de três músicas reveladoras, com destaque para a emblemática "Rhiannon". A fragilidade da interpretação de "Crystal" foi entregue a Buckingham, Stevie Nicks faz segunda voz, enquanto a intimidade acústica de "Landslide" apenas podia pertencer à própria Stevie Nicks, acompanhada por Buckingham nas guitarras. 
A agilidade e a postura de Lindsey Buckingham define a vertente rock/country da banda, aqui manifesta pelas duas composições desembaraçadas que abrem e fecham o registo e na sua forte presença como vocalista e guitarrista. "Monday Morning" é uma espécie de saudação enquanto a intensidade de "I'm So Afraid" fecha o álbum de forma grave e intrigante. 
A cumplicidade da secção rítmica, constituída pelos dois membros mais antigos da banda, imprime segurança e respeito, conduzindo o balanço que define o andamento da formação e tanto carateriza o seu estilo. 

Apesar da clarividência da diferença de estilos e ideias, é notável como a sonoridade da formação resulta unida e coerente. Apenas uma verdadeira combinação de atributos permite tal conjunção. No entanto, o álbum regista uma dinâmica irregular que não prejudica mas cria alguma instabilidade rítmica na sua audição. 

Sem comentários: