terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Paradiso Amsterdam 1981 - DURAN DURAN

 

1 Anyone Out There?   4:03   
2 Late Bar   3:05   
3 Fame (C. Alomar/D. Bowie/J. Lennon)   4:45   
4 Night Boat   5:08   
5 My Own Way   4:50   
6 Planet Earth   4:37      
7 Girls On Film   6:30   

Trata-se de um Bootleg (edição não oficial) que corresponde a parte do concerto dos Duran Duran no Paradiso Club, Amsterdão, em setembro de 1981 aquando da sua primeira tournée europeia. Uma pequena digressão de cinco datas, com passagem por quatro países, em que a banda britânica se apresentava pela primeira vez ao vivo fora do Reino Unido. A data do Paradiso foi a última desta curta viagem europeia e quatro dias depois os Duran Duran já se encontravam em Nova Iorque, preparados para arrancar com a sua primeira digressão norte-americana.   

A gravação corresponde a uma transmissão de radio, apresenta uma qualidade de som bastante aceitável, sem interrupções ou locução, e não corresponde ao concerto integral. A edição contêm o que parece ser a última meia hora do concerto e inclui sete músicas. O álbum de estreia Duran Duran foi editado em junho de 1981 e é natural que o alinhamento se centrasse nesse registo mas começa por ser bem notória a presença neste alinhamento de dois lados B de singles e um single que aqui ainda não o era.

"Late Bar" é uma daquelas pérolas que ficou de fora do álbum de estreia, acabando por ficar para a posterioridade como o lado B do single "Planet Earth", "Fame" é uma versão do original de David Bowie que os Duran Duran já tinham gravado e incluído na versão 12" do single "Careless Memories" enquanto "My Own Way" só viria a ser gravado e editado como single em novembro de 1981, seria incluído depois, numa outra versão, no álbum Rio em maio de 82. Estas três músicas encontram-se particularmente destacadas nesta gravação pela sua raridade. "Late Bar" e "Fame" já eram músicas claramente rodadas mas "My Own Way" soa algo desconexa, ainda uma versão embrionária. 

Os Duran Duran soam bastante enérgicos e soltos, entregues a uma performance que se evidencia pela sua celeridade. As músicas são executadas sob o vigor da secção rítmica John Taylor/Roger Taylor, baixo e bateria respetivamente, com a dominante altivez de Nick Rhodes nos sintetizadores, bastante inventivo em "Night Boat", e um irrequieto Andy Taylor na guitarra. Simon Le Bon cumpre o seu papel de frontman.

Um registo que vale pela sua curiosidade e pormenores.

Sem comentários: