domingo, 28 de fevereiro de 2021

Blood - THIS MORTAL COIL


1 The Lacemaker   4:06
2 Mr. Somewhere (P. M. Walsh)   2:52
3 Andialu   3:03
4 With Tomorrow (Clark/Davis)   2:40
5 Loose Joints   2:26
6 You And Your Sister (C. Bell)   3:14
7 Nature's Way (R. California)   3:19
8 I Come And Stand At Every Door (N. Hikmet/J. Waters)   3:54
9 Bitter   6:25
10 Baby Ray Baby   2:13
11 Several Times (P. Nooten)   3:12
12 The Lacemaker II   1:24
13 Late Night (S. Barrett)   3:03
14 Ruddy And Wretched   3:15
15 Help Me Lift You Up (Mary M. O'Hara)   5:06
16 Carolyn's Song (D. Roback)   3:47
17 D. D. And E.   0:47
18 'Till I Gain Control Again (R. Crowell)   4:43
19 Dreams Are Like Water   8:37
20 I Am The Cosmos (C. Bell)   4:05
21 (Nothing But) Blood   4:04 

No júbilo de uma década de 80 cheia de cor e otimismo, a editora independente britânica 4AD marcou a sua posição através de uma estética criteriosa em que a música e as capas das suas edições evidenciavam um mundo à parte, incolor e etéreo, dominado por algum cuidado artístico.  

O projeto This Mortal Coil nasce de um conceito pensado por Ivo Watts-Russell, o patrão da 4AD, que consistia numa colaboração entre músicos do seu catálogo com o intuito de estimular alguma criatividade musical, usando de alguma liberdade de composição fora do ambiente habitual dos próprios projetos de cada um dos participantes. Ainda assim chegaram a haver participações de músicos externos à editora. 

Em 1991, "Blood" apresenta-se como o terceiro trabalho editado sob a denominação This Mortal Coil e marca o capítulo final do projeto. Uma manifesta coletânea de momentos montada por Ivo Watts-Russel com o produtor John Fryer e o violoncelista Martin McCarrick, os únicos colaboradores habituais. 

"Blood" é um disco sensorial para ser vivido momento a momento ou uma experiência artística contada por histórias que podem não ter palavras, cuja singularidade parece ter sido retirada do interior da forte personalidade de Ivo-Watts Russell. Funciona como uma espécie de banda sonora particular em que Ivo inclui versões de músicas pouco divulgadas, intercaladas com peças de cariz mais experimental. As versões centram-se em músicas a que Ivo devota alguma estima pessoal e às quais procura dar a atenção que nunca tiveram. São interpretadas dentro dos cânones que caraterizam a sonoridade da 4AD sendo-lhes atribuída uma nova vida através de ambientes etéreos sob o efeito da predominância do encanto das vozes femininas.    

A pureza das vozes, a sua tonalidade tão angelical, foi sempre o ponto central do projeto mas outros elementos são necessários na obtenção desta sonoridade fantástica. Um quarteto de cordas, poucas guitarras, teclas, programações, caixa de ritmos e muitos efeitos são os elementos que complementam as vozes, aliado a um bom trabalho de mistura e colagens. As intervenções pontuais de Jim Williams em guitarra elétrica são as mais evidenciadas por surgirem de forma crucial como um efeito de corte de algum do ambiente etéreo e assim criarem o contraste necessário entre o sonho e alguma obscuridade; para logo se retornar à magia de um ambiente sereno e realmente fantástico. 

Incontornável, a intensa e arrepiante interpretação de "I Come And Stand At Every Door", o igualmente arrepiante poema sobre a tragédia de Hiroxima escrito pelo poeta turco Nazim Hikmet. 

Os sonhos são como água, incolores e perigosos

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