domingo, 2 de fevereiro de 2020

Quintet / Sextet - MILES DAVIS AND MILT JACKSON


1 Dr. Jackle (J. McLean)   8:52
2 Bitty Ditty (T. Jones)   6:35
3 Minor March (J. McLean)   8:15
4 Changes (R. Bryant)   7:11

A cinco de Agosto de 1955 Miles Davis entrou em estúdio com um sexteto mas finalizou a sessão com um quinteto devido a uma pequena desavença com o saxofonista Jack McLean que abandonou a gravação mas deixou concluída a gravação das suas peças "Dr. Jackle" e "Minor March". As restantes composições foram gravadas em quinteto, com o pianista Ray Bryant a contribuir com "Changes" e com a inclusão de "Bitty Ditty" da autoria de Thad Jones. É um registo manifestamente curto, as quatro peças não perfazem mais que 31 minutos, em que Miles apresenta uma formação jovem com uma sonoridade rigorosa ainda próxima do be-bopCharlie Parker faleceu em Março desse mesmo ano, ou uma última abordagem a um estilo que entretanto começava a ganhar contornos de despedida por parte do trompetista norte americano. As gravações em sexteto são mais entusiastas enquanto as peças em quinteto são mais moderadas. No final do registo, "Changes" providencia uma leveza não sentida ao longo de todo o álbum correspondida por uma interpretação bastante sensibilizada por parte do quinteto para com a composição do pianista Ray Bryant. A sonoridade de Miles expressa alguma aspereza ao longo do álbum mas em "Changes" aproxima-se bastante da tonalidade que o viria a caraterizar nos anos seguintes. O contraste entre o fraseado curto e pronunciado dos solos de Miles Davis no trompete com os solos mais limpos e consolidados de Milt Jackson no vibrafone é bem evidente enquanto os solos de Jackie McLean denotam o legado de Charlie Parker e Ray Bryant mostra-se bastante fluído no piano. A secção rítmica Percy Heath em contrabaixo e Art Taylor na bateria "limita-se" a manter, e bem, o andamento do registo.

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