quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lies- GUNS N' ROSES


G Side 1986
1 Reckless Life 3:20
2 Nice Boys (Wells/Anderson/Royal/Leach/Cooks) 3:02
3 Move To The City 3:42
4 Mama Kin (Tyler) 3:54
R Side 1988
1 Patience 5:53
2 Used To Love Her 3:10
3 You're Crazy 4:08
4 One In A Million 6:08

Um ano após o sucesso da edição de Apettite For Destruction os Guns N' Roses lançam em 1988 este vynil em que incluiram o Ep Live Like A Suicide na face G Side 1986, captado ao vivo e editado originalmente como um Ep em 1986, juntaram-lhe quatro temas essencialmente acusticos, gravados em estudio em 1988, na face R Side 1988 e intitularam o resultado final como Lies. Será caso para aplicar o conhecido proverbio Português "com a verdade me enganas" uma vez que o que se passou foi reutilizar material previamente editado antes do grande boom de Apettite e adicionar-lhe quatro temas simples, gravados acusticamente, sem grandes produções e prontos a consumir. Estava assim pronto o sucessor de Apettite For Destruction.
Por outra via podemos tirar outra ilação acerca desta edição em que a banda nos é apresentada de uma forma explosiva, brutalmente nua e crua ao vivo em palco na face G(uns), assim como uma banda badaleira, em estudio, quase limpinha e pura, não fossem os conteudos liricos das quatros canções apresentadas, na face R(oses). Em qual delas se rege a mentira? Acima de tudo é apenas uma questão de Rock n' Roll e, tal como verso da canção cantada por Axl Rose, "Nice Boys don't play Rock N' Roll".
Os quatro temas gravados ao vivo são de uma energia estonteante, "Reckless Life" e "Nice Boys" roçam a fronteira do Punk, e a banda já nesta altura denotava segurança em palco. "Move To The City" já evidencia algum trabalho de composição e "Mama Kin" pertence aos ... Aerosmith. "Patience" é a balada de serviço e o sucesso deste album, a que se segue, e seguiu, uma simplicissima e humoristica "Used To Love Her". "You're Crazy", que aparece na versão elétrica em Appetite For Destruction, retoma em Lies a forma em que foi escrita originalmente, acústica. A fechar o album vem o racismo incontido de "One In A Million".
Lies acaba por ser ser um documento interessante e revelador da capacidade de antítese, tal como o nome da banda indica, dos Guns n' Roses.

Sem comentários: