quarta-feira, 31 de agosto de 2011

American Recordings - JOHNNY CASH


1 Delia's Gone 2:17
2 Let the Train Blow the Whistle 2:15
3 The Beast in Me (Lowe) 2:45
4 Drive On 2:23
5 Why Me Lord? (Kristofferson) 2:20
6 Thirteen (Danzig) 2:29
7 Oh, Bury Me Not (Introduction: A Cowboy's Prayer) (Lomax, Lomax, Rogers, Spencer) 3:52
8 Bird on a Wire (Cohen) 4:01
9 Tennessee Stud (Driftwood) 2:54
10 Down There by the Train (Waits) 5:34
11 Redemption 3:03
12 Like a Soldier 2:50
13 The Man Who Couldn't Cry (Wainwright) 5:01

Em 1994 Johnny Cash renascia das cinzas como uma verdadeira Fénix para gaúdio de uma nova geração mais orientada para o Rock, e a razão para tal está no nome do produtor Rick Rubin normalmente associado a grandes nomes do Rock, que para alem de produzir este trabalho é tambem o principal responsavel pela editora American Recordings que iniciava com este album um contrato com Johnny Cash para uma serie de novas edições. Cash conheceu bem o sucesso como músico de Country através de uma serie de hits nos Tops dos anos 50, 60 e numa parte dos 70, mas dos anos 80 para a frente o músico caiu em declínio de vendas até 1993, o ano em que Rick Rubin assina contrato com esta lenda da musica Norte-Americana e inicia as gravações desta sessão.
Johnny Cash costumava dizer que ele e a Guitarra eram um só, e que era essa unidade que criava a harmonia e magia necessárias para um bom momento, nada mais importava. E é isto que encontramos neste album, apenas Johnny Cash e o seu instrumento, nada mais. O resto são treze mágicos momentos musicais em que para além de alguns originais Cash interpreta Tom Waits, Leonard Cohen, Nick Lowe entre outros. A sua inconfundível voz de Barítono preenche as músicas com o seu estilo ímpar de cantar enquanto vai ritmicamente puxando pelas cordas da Guitarra quer seja captado em casa de Rubin ou ao vivo, como em "Tennessee Stud" e "The Man Who Couldn't Cry" onde se sente o delirante calor do publico, e a paisagem Norte-Americana das pradarias sente-se por aqui ao longo de histórias intemporais que Cash
ca(o)nta maravilhosamente como se fossem atuais momentos vividos.
Foi assim que Johnny Cash renasceu para uma nova época em que já poucos acreditavam nele. Rick Rubin acreditou e ganhou a aposta.

Sem comentários: