sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tender Prey - NICK CAVE AND THE BAD SEEDS


Side A
1 The Mercy Seat 7:17
2 Up Jumped the Devil 5:16
3 Deanna 3:45
4 Watching Alice 4:01
5 Mercy 6:23
Side B
1 City of Refuge 4:48
2 Slowly Goes the Night 5:23
3 Sunday's Slave 3:40
4 Sugar Sugar Sugar 5:01
5 New Morning 3:47

Cada vez mais fico desconfiado da religiosidade de Cave, e neste Lp de 1988 ela está bem patente. Como não pode haver Deus sem haver Diabo por aqui se encontra tambem a outra face da dúbia personagem Nick Cave. É dentro destes parâmetros que Tender Prey se revela como uma oração, algo insólita, em que os acólitos Bad Seeds são a companhia perfeita para complementar a obra divina de Nick Cave. Nick Cave é neste trabalho tanto o orador como o próprio Diabo, ou ainda um amante apaixonado, que termina o lado A deste vynil a pedir clemência e encerra o album esperançoso numa nova alvorada.
Musicalmente é um album coerente em que os Bad Seeds se revelam como músicos excepcionais, no sentido de serem pouco convencionais mas bastante criativos. Os temas não seguem o padrão clássico de canção em que os versos são seguidos do refrão. Há versos e refrões, obviamente, mas a sua utilização tanto pode ser repetitiva, como os versos podem ser longos textos exemplares em que a interpretação de Cave nos hipnotiza e cativa. O resultado final é bom, muito bom mesmo, e temos canções que vivem do momento da interpretação pois Cave é emocional e estamos dependentes da forma como ele se entrega à música, e estamos a falar de um album de estúdio.
Encontram-se duas lindíssimas baladas neste album, "Watching Alice", com a participação de Hugo Race na Guitarra Eléctrica, e a grandiosa "Slowly Goes The Night". "Deanna" e "City Of Refuge" são os momentos mais eléctricos da sessão, e provavelmente os mais conhecidos, "The Mercy Seat", "Up Jumped The Devil", "Sunday's Slave" e "Sugar Sugar Sugar" são de ter em consideração tambem.
Para uma ternurenta oração o album revela-se um tanto ou quanto ardiloso, chega mesmo a ser malicioso, revelando-se um trabalho bem concebido em que a atmosfera foi muito bem conseguida.
Este é Mr.Nick Cave meus senhores e minhas senhoras.

Sem comentários: