domingo, 8 de agosto de 2010

Ar de Rock - RUI VELOSO (Colecção As Músicas da Nossa Vida)


1 Rapariguinha Do Shopping 4:25
2 Ai Quem Me Dera A Mim Rolar Contigo Num Palheiro 3:34
3 Bairro Do Oriente 3:48
4 Afurada 2:55
5 Chico Fininho 2:28
6 Sei De Uma Camponesa 3:06
7 Miúda (Fora De Mim) 3:24
8 Saíu Para A Rua 4:04
9 No Domingo Fui Às Antas 2:45
10 Harmónica Azul (Instrumental) 1:28
11 Donzela Diesel 3:13

Já muito se falou e se escreveu acerca deste trabalho. Ar de Rock foi o primeiro album de Rui Veloso, em 1980, e foi o album que estoirou com a nova música Portuguesa dando início a uma nova época musical em que começou a ser "possível" gravar (bom) Rock cantado em Português e as pessoas aceitavam e gostavam, e compravam. Obviamente que o mérito deste trabalho pertence a Rui Veloso, todas as composições são de sua autoria, e a Carlos Tê, o autor das letras (excepção para "Miúda" e "Donzela Diesel" com letras da autoria de António Avelar Pinho), mas é importantíssimo referir a presença dos dois elementos que completam a "Banda Sonora", Zé Nabo no Baixo e Ramon Galarza na Bateria. Dois elementos de luxo que proporcionam uma secção rítmica segura e de grande qualidade, e as suas colaborações foram fundamentais para a orientação do puto que vinha do Porto, habituado a tocar sozinho, e que se estreava assim a gravar para uma grande editora nacional.
Onze belos temas compõem este trabalho, o primeiro gravado em Portugal num gravador de 24 pistas, transpirando Rock e Blues à Portuguesa em que as palavras de Carlos Tê transmitiam uma sociedade pós 25 de Abril com que as pessoas se começavam a indentificar, a novidade dos Shoppings em "A Rapariguinha do Shopping", o freak "Chico Fininho", o erotismo de "Ai Quem Me Dera A Mim...", os fumos do etéreo "Bairro do Oriente", a violência doméstica de "Saiu Para a Rua", e até as agruras das derrotas no futebol de "No Domingo Fui às Antas". Veloso interpreta ainda dois temas mais acústicos, "Afurada", sobre o bairro piscatório da Afurada, e o rural "Sei De Uma Camponesa". "Miúda" e "Donzela Diesel" têm textos do produtor, já mencionado, e são mais duas peças de Rock com Blues e até um pouco deFunk. Há tambem um pequeno instrumental, "Harmónica Azul" que é um solo de harmónica de Rui Veloso, e que serviu apenas para encher mais um pouco do disco.
A edição aqui apresentada pertence a uma colecção de seis Cds iniciada pela revista Visão em Setembro de 2006, intitulada "Colecção As Músicas Da Nossa Vida". A particularidade desta colecção é o pequeno livro, de 48 páginas, que acompanha o Cd e nos conduz através de "material investigado e produzido especialmente para esta colecção: a importância daquele disco na música e na sociedade Portuguesa da altura, a biografia do artista, a retrospectiva dos acontecimentos mais importantes daquele ano e os temas do disco, comentados, faixa a faixa, pelo autor."

Sem comentários: