sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Circo de Feras - XUTOS E PONTAPÉS (Colecção As Músicas Da Nossa Vida)


1 Contentores 3:54
2 Sai Prá Rua 3:07
3 Pensão 4:02
4 Desemprego 3:44
5 Esta Cidade 2:23
6 Não Sou O Único 3:40
7 N' América 4:45
8 Vida Malvada 4:51
9 Circo de Feras 3:56
Até à data de edição de "Circo de Feras", em inícios de 1987, os Xutos e Pontapés eram uma banda que se movimentava pelos circuitos mais marginais, por onde dava bastantes concertos, e tinha dois albuns lançados a muito custo nesse mesmo circuito. Não esquecer que estamos a falar de uma banda que já estava no activo desde 1979 e que não conseguiu apanhar boleia do famoso boom nacional com que a década de 8o foi brindada logo de início. "Circo de Feras" é assim o primeiro trabalho da banda para uma editora a sério, Polygram, e daqui para a frente a vida dos Xutos nunca mais foi a mesma.
O album é então composto por nove temas originais, com uma letra oferecida por João Gentil para "Esta Cidade", em que os Xutos nos oferecem o seu Rock'n Roll honesto, puro e empírico. Desde "Contentores", o single de maior sucesso extraído deste trabalho, a "Circo De Feras", actualmente uma referência obrigatória no cançonetismo Português popular, são todas canções que passaram a fazer parte da nossa vida, e os Xutos traziam um som mais Rock para contrastar com a sonoridade mais Pop que dominava as bandas da altura. A imagem de preto da banda tambem contrastava com alguma da cor do Pop assumindo mesmo uma imagem mais "suja" de pose industrial urbana.
Uma menção para Carlos Maria Trindade, teclista dos Heróis do Mar, que assumiu as funções de Produtor e ajudou a criar a sonoridade deste album. Foi através deste trabalho de produção que a banda incluiu pela primeira vez em disco sequenciações electrónicas e gravações de sons reais, mais especificamente sons industrias captados na fábrica de Kalú.
A registar que esta edição aqui apresentada faz parte da colecção de seis Cds iniciada pela revista Visão em Setembro de 2006, intitulada "Colecção As Músicas Da Nossa Vida", já aqui exposta anteriormente.

Sem comentários: