quarta-feira, 15 de julho de 2009

Clan Of Xymox - CLAN OF XYMOX


1 A Day 6:40
2 No Words 4:26
3 Stumble and Fall 5:05
4 Cry in the Wind 5:16
5 Stranger 7:41
6 Equal Ways 5:44
7 7th Time 4:38
8 No Human Can Drown 3:22
9 A Day [Remix] 5:21
10 Stranger [Remix] 9:11

Os Clan Of Xymox são oriundos da Holanda e este album teve edição original em 1985 pela mítica editora Inglesa 4AD, no entanto a edição aqui apresentada é em Cd e contêm duas faixas extra que são remisturas de Ivo, o produtor do album, um dos fundadores da editora 4AD e principal mentor do projecto This Mortal Coil, para "A Day" e "Stranger". Já agora chamo a atenção para o facto da ordem destes Extras estar trocada no alinhamento do Cd, a Faixa 9 é "Stranger" e a 10 é "A Day".
O som dos Clan Of Xymox, só Xymox antes da edição deste album, o primeiro, é um Electro-Pop, bastante Gótico, com reminiscências de bandas como os New Order e os Cure mas que consegue ir mais além apresentando paisagens sonoras imbuídas de novas cores numa paleta que não se quer preenchida. A produção de Ivo ajuda por aqui à atribuição de algumas semelhanças com a sonoridade dos Cocteau Twins, nomeadamente nas guitarras que criam enchimento por trás da sonoridade das máquinas. Sem serem tão comerciais, e expostos, como os exemplos atrás referenciados a banda Holandesa vive de uma sonoridade mais Indie e mais Dark, por vezes a roçar o Industrial, o que a torna numa perfeita banda de culto.
Os temas são todos interessantes não se conseguindo encontrar um ponto fraco no trabalho, ao invés pode-se evidenciar o crescendo final de "Cry In The Wind", os dançaveis "A Day" e "Stranger", um quase, incrível, Funky em "No Words", e um poderoso baixo em "7th Time". De uma forma mais modesta apresentam-se as restantes faixas dentro de um bom nível em relação ao trabalho apresentado.

2 comentários:

José Alberto Vasco disse...

Hello! O Registos Magnéticos, e Não Só regressou hoje aos Laços Mais Apertadinhos do Nas Faldas da Serra. Já eram horas...

Brother Wolf disse...

Boas, e um muito obrigado. É sempre uma honra fazer parte desses "laços".