domingo, 22 de março de 2009

Transa - CAETANO VELOSO


Side A
1 You Don't Know Me 3:49
2 Nine Out of Ten 4:57
3 Triste Bahia (De Mattos, Veloso) 9:47
Side B
1 It's a Long Way 6:07
2 Mora Na Filosofia (Menezes, Passos) 6:16
3 Neolithic Man 4:55
4 Nostalgia (That's What Rock'n Roll Is All About) 1:22

Lp gravado em Londres em 1971, onde Caetano Veloso se encontrava em exílio desde 1969, só viria a ser editado em 1972 aquando do regresso, definitivo, do músico ao Brasil. O album foi gravado com um grupo de amigos de Caetano cujos créditos não aparecem na capa do disco devido a um conceito de prisma tridimensional que o autor da capa pretendeu elaborar e criar assim um trabalho gráfico original. Para tal descurou todos os outros aspectos o que deixou Caetano Veloso bastante desiludido com a edição gráfica. Os amigos de Caetano que com ele colaboraram na gravação deste trabalho foram, Jards Macalé, em Violão e Guitarra, Tutti Moreno, em Bateria e Percussão, e Áureo deSousa no Baixo. Há ainda uma pequena participação de Gal Costa em "You Don't Know Me", "Neolithic Man" e em "Nostalgia".
O album em si é uma autêntica pérola e só os menos atentos tem deixado escapar esta preciosidade das suas colecções. Em Londres, Caetano conviveu de perto com uma nova comunidade, um autêntico centro do Mundo, onde tudo se desenrolava à sua volta e diversas comunidades respiravam, nomeadamente a do Reggae em Portobello Road. Em "Nine Out Of Ten" Caetano refere mesmo ter sido a primeira vez que o Reggae foi incorporado numa música Brasileira, apesar de ser apenas um pequeno compasso a abrir e a fechar o tema. Caetano utiliza maioritariamente o Inglês como lingua principal, tambem chega a usar o Português, e isso não lhe fica nada mal.
"You Don't Know Me", para começar, deixa-nos logo agarrados ao disco. Tema tão quente e tão bem executado, muito presente. "Nine Out Of Ten" segue-se grandioso, com a tal referência ao Reggae. "Triste Bahia", totalmente cantado em Português, é um longo tema que vai crescendo de intensidade muito suportado pelas Percussões. "It'a A Long Way" abre o segundo lado do Vynil tal como o tema oposto do primeiro lado. Tem referências aos Beatles. "Mora Na Filosofia", tambem cantado em Português, é um tema lindíssimo, sustentado por um bonito poema. "Neolithic Man" tem algo de experimental e termina em ritmo tribal. "Nostalgia" sugere um aquecimento que acabou por ficar registado e incluido como épilogo do album.
Este seria, definitivamente, um dos albuns que eu carregaria comigo para uma ilha deserta. Como faria para o ouvir não sei, mas que iria comigo disso não duvido.

2 comentários:

José Alberto Vasco disse...

Eu até levava dois. Não fosse um deles perder-se... Grande música, a do Caetano. Toda!

Brother Wolf disse...

Sim, é de prevenir. Uma obra destas não é de se perder.
Fica o conselho.