sábado, 28 de março de 2009

Butterfly Effect - MOONSPELL


1 Soulsick 4:16
2 Butterfly FX 3:51
3 Can't Bee 5:11
4 Lustmord 3:44
5 Selfabuse 4:16
6 I Am the Eternal Spectator 3:31
7 Soulitary Vice 3:27
8 Disappear Here 3:33
9 Adaptables 3:01
10 Angelizer 4:30
11 Tired 5:24
12 K 12:40

Ao quarto album de originais, editado em 1999, os Moonspell atreveram-se a explorar mais caminhos. Sem fugir da sua sonoridade mais característica a banda acaba aqui por cruzar algum ambiente mais Pop, com Industrial, Rock Gótico, e até mesmo um pouco de Swing no final de "I Am The Eternal Spectator". Se considerarmos o sample do coral de "Requiem", Mozart, em "Tired", pode-se até afirmar que tambem a música clássica está aqui presente.
O album vai melhorando a cada nova audição. O que às primeiras audições parecia desenquadrado vai-se tornando parte do registo e criando o quadro final que tem tanto de agressivo como de harmonia. Esta situação deve-se particularmente a um grande envolvimento dos teclados de Pedro Paixão, que é tambem o principal autor de todos os temas do album, que cria as atmosferas envolventes ajudando o album a respirar. Estamos perante um trabalho em que não há um único solo, de nenhum dos elementos, mas que no conjunto resulta num portento de força e e de afirmação musical.
A faixa que encerra o CD, o instrumental "K", tem na realidade 3:30. O restante tempo é ocupado com um som maquinal que nos conduz à faixa escondida, intitulada "O Mal de Cristo". Este tema é um ensaio experimentalista criado sob um texto de, ou inspirado em, William S.Burroughs que Fernando Ribeiro "desconstroi". Enquanto Fernando Ribeiro declama a sua "Oração", em ambiente de missa, são debitados ruídos díspares que distorcem as palavras e o tema em si.
Deixemo-nos enfeitiçar.

Sem comentários: