sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

The Pros and Cons of Hitch Hiking - ROGER WATERS


1 4.30 AM (Apparently They Were Travelling Abroad) 3:12
2 4.33 AM (Running Shoes) 4:08
3 4.37 AM (Arabs With Knives and West German Skies) 2:17
4 4.39 AM (For the First Time Today, Pt. 2) 2:02
5 4.41 AM (Sexual Revolution) 4:49
6 4.47 AM (The Remains of Our Love) 3:09
7 4.50 AM (Go Fishing) 6:59
8 4.56 AM (For the First Time Today, Pt. 1) 1:38
9 4.58 AM (Dunroamin, Duncarin, Dunlivin) 3:03
10 5.01 AM (The Pros and Cons of Hitch Hiking, Pt. 10) 4:36
11 5.06 AM (Every Stranger's Eyes) 4:48
12 5.11 AM (The Moment of Clarity) 1:28

Edição em Cd desta espectacular obra de Roger Waters editada originalmente em 1984. No seguimento do último album de originais dos Pink Floyd, com Roger Waters, em 1983, o líder "incontestado" decide continuar com uma carreira solo e começou por criar esta obra magnífica baseada ainda no conceito aplicado em "The Final Cut" e com algumas reminiscências de "The Wall". A juntar a isto o facto de Waters ter ao seu lado músicos como Eric Clapton, na Guitarra Eléctrica, que nunca tocou em mais nenhum album como toca neste, Andy Newmark, na Bateria, David Sanborn, no Saxofone, a rasgar som como mais ninguem e que tão bem combina com a voz mais gritante de Waters, Michael Kamen, no Piano e a conduzir as Orquestrações, e Andy Bown, em Orgão Hammond e na Guitarra 12 cordas.
O conceito não é novo, é a imagem de marca de Waters, um album conceptual, baseado em sonhos e pesadelos, as horas antes dos títulos terão correspondência com as horas em que os sonhos, ou pesadelos, aconteceram. O ambiente é de filme com muitos diálogos e efeitos de som à mistura. Repleto de dinâmicas, Waters tanto nos embala em momentos ternos como explode em momentos gritantes, emocionais, que nos afligem a alma mas deliciam os ouvidos. A banda tem um papel importantíssimo ao ter de corresponder aquilo que Waters pretende, e a meu ver isso foi conseguido. Eric Clapton assume neste trabalho uma presença única que rivaliza com o autor, os solos de Clapton, tanto em frases curtas como diálogos, ou em solos mais longos, enchem todo o album com uma sonoridade impressionante. David Sanborn, de cada vez que aparece, corta o ar com os seus sons agudos e estridentes empregando uma espécie de continuidade à voz de Waters.
Se bem que o tema mais conhecido deste trabalho é "The Pros and Cons of Hitch Hiking Part 10" o album deve ser ouvido, e foi assim que foi feito, como um todo do princípio ao fim sem interrupções, e de preferência com auscultadores para se apanhar todos os diálogos que complementam o trabalho minuncioso de Roger Waters.

2 comentários:

kaliman disse...

Das melhores coisas que me passaram pelos timpanos, já lá vão mais de 16 anos e foi amor à 1ª audição.

Brother Wolf disse...

É uma obra ímpar, de facto não tenho ideia de ter voltado a haver um album tão cativante, e apaixonante, como este à 1ª audição.