segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mensagens de Fumo - MIGUEL AMADO


1 Da Côr Do Fogo 6:11
2 Mensagens De Fumo 4:24
3 Terra Firme 7:05
4 Amesterdão De Bicicleta (F.Abreu) 6:10
5 One Last Day 5:01
6 Falaffel 5:10
7 Mr. Groove Box 7:11
8 Sonho Gringo 7:01
9 A Máscara Do Diabo 6:35
10 O Vírus 6:31

Bastante prazerosa a descoberta deste Cd. Nos limiares do Jazz de Fusão Miguel Amado, Baixo Eléctrico, oferece-nos este trabalho editado em 2004 totalmente preenchido com originais seus, excepção para "Amesterdão De Bicicleta" escrito por Francisco Abreu, e que surge neste mesmo tema como guitarrista convidado. O trabalho é muito consistente e nota-se uma grande coesão de grupo, a banda já estava habituada ao repertório, pois o grupo funciona como o Quarteto de Miguel Amado, ao vivo, e é composta por Guto Lucena, em Saxofone, Ruben Alves, nos Teclados e Vicky na Bateria.
Acima de tudo envidencio o facto de não se notar que estamos perante um grupo de Jazz Português, o som não é original mas por cá tambem não são muitos os músicos a interessarem-se, e enveredarem, por esta área mais contemporânea do Jazz, preferindo optar pela veia mais clássica. Temos assim uma espécie de lufada de ar fresco, e os músicos, autênticos virtuosos, contribuem bastante para que assim seja. O som de Saxofone de Guto Lucena é límpido e quase perfeito, Vicky é incansável na Bateria e não permite tempos mortos, Ruben Alves é bastante criativo na utilização dos sintetizadores e Miguel Amado revela-se um bom Baixista. Para além de bom executante é tambem um interessante compositor, os temas são bem estruturados com arranjos bastante pormenorizados.
Já referi a passagem de Francisco Abreu como Guitarrista convidado em "Amesterdão de Bicicleta", mas há que referir tambem a presença de Luis Moreno como Guitarrista, tambem, em "One Last Day".
É uma pena que não se dê tanta atenção a este tipo de trabalhos, em detrimento de tanta mediocridade que por cá se vê, resta-me espalhar a palavra na esperança de que vá chegando aos ouvidos de quem deve.

Sem comentários: