quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Neon Ballroom - SILVERCHAIR


1 Emotion Sickness 6:01
2 Anthem for the Year 2000 4:07
3 Ana's Song (Open Fire) 3:42
4 Spawn Again 3:31
5 Miss You Love 4:00
6 Dearest Helpless 3:34
7 Do You Feel the Same 4:18
8 Black Tangled Heart 4:33
9 Point of View 3:35
10 Satin Sheets 2:24
11 Paint Pastel Princess 4:33
12 Steam Will Rise 5:18

Os Australianos Silverchair foram uma das bandas que melhor assimilou a sonoridade mais Rock que dominou os anos 90. Liderados desde cedo por um muito jovem, e criativo, Daniel Johns que assumia a voz e a guitarra, assim como a maioria das composições do tambem jovem trio Australiano, editavam em 1999 este "Neon Ballroom", o seu terceiro album de originais.
Talvez por na altura se estar no limiar do século, e a expectativa de uma nova época era alta, os Silverchair terão decidido enveredar por diversos arranjos de orquestra para alguns dos temas e o resultado terá ficado um pouco aquém do pretendido, muito provavelmente pela falta de maturidade da banda. Confesso que arranjos orquestrais em bandas de Rock foi coisa que nem sempre me agradou.
Os momentos que mais entusiasmo me criaram neste CD foram precisamente os mais possantes e mais agressivos, "Spawn Again", um manifesto agressivo, e gritante, sobre o mau trato de animais, "Dearest Helpless", reminiscência dos Nirvana, e "Satin Sheets", um pequeno tema de batida rápida em ritmo Punk/Metal. Refiro ainda outros temas como, "Anthem For The Year 2000", que foi a causa para a aquisição deste registo, "Do You Feel The Same", uma espécie de Blues bastante interessante, ou o bonito "Paint Pastel Princess".
Sem ser um album equilibrado, em termos de composição, tem mesmo assim bastantes referências a reter no repertório desta banda oriunda dos nossos Antípodas.

Sem comentários: