sábado, 17 de maio de 2008

2 - LIQUID TENSION EXPERIMENT


1 Acid Rain 6:35
2 Biaxident 7:40
3 914 4:01
4 Another Dimension 9:50
5 When the Water Breaks 16:58
6 Chewbacca 13:35
7 Liquid Dreams 10:48
8 Hourglass 4:26

Projecto paralelo aos Dream Theater com Mike Portnoy na Bateria, John Petrucci nas Guitarras eléctrica e acústica, Jordan Rudess no Piano e Sintetizadores, e o grande senhor que é Tony Levin no Baixo. Em tudo similar ao Metal Progressivo que os Dream Theater tão bem representam aqui apenas Tony Levin é um forasteiro em relação à dita banda. Outro pormenor a marcar diferença em relação aos Dream Theater é que aqui não se canta só se executa, é um projecto totalmente instrumental.
Tal como nos Dream Theater, as comparações são inevitáveis, os temas são longos, complexos e com diversos andamentos, a ideia lógica pressupõe que estes músicos quisessem tirar umas férias do que normalmente fazem com a sua banda, e variassem um pouco, mas não é o que acontece em vez disso temos mais do mesmo, e a única diferença é mesmo Tony Levin, e algum arrojo e audácia de Jordan Rudess que se consegue evidenciar bastante neste registo. Posto isto fica então a ideia de que Portnoy e Petrucci terão simplesmente querido partilhar o prazer de poder tocar com o mestre Levin, que é uma das imagens de marca desse grande, e histórico, grupo de Rock Progressivo que são os King Crimson.
Neste Cd de 1999 estamos perante o que se pode intitular de uma extravagante Jam-Session mas muito bem organizada. Os temas são todos originais e bem elaborados nas suas complexas, e pormenorizadas, estruturas. "914" consegue ser diferente dos outros temas por ter uma abordagem menos Metal, Levin dá aqui o mote e sustenta o tema com um dos seus sons de Baixo mais característicos, Rudess preenche o tema com os seus sons sintetizados. Neste tema Petrucci está ausente. Em "When The Water Breaks" encontra-se o tema mais longo do Cd e tambem o mais elaborado. "Chewbacca" arranca motorizado até entrar num riff à "La Jimmy Page", mais à frente tem paragem interessante e cósmica para voltar a entrar no tema em grande.Em relação a "Liquid Dreams" quase que arrisco a afirmar que este será um tema de Jordan Rudess, o teclista domina o tema por completo fazendo a introdução ao Piano e à medida que a peça vai crescendo a sua improvisação vai ganhando intensidade, entretanto passa para uma harmonia ao som de Vibrafone até voltar a agarrar o tema com um solo de sintetizador.
O resto é autênticamente aquilo que os Dream Theater fazem, com os solos de Petrucci a tomarem conta dos temas. O mesmo Petrucci tem a seu cargo o encerramento do Cd em Guitarra acústica com "Hourglass".
Para devotos do género, e dos músicos em questão.

Sem comentários: