sábado, 25 de março de 2023

Tres Hombres - ZZ TOP


   Lado A
1 Waitin' For The Bus (Gibbons/Hill)   2:59
2 Jesus Just Left Chicago (Gibbons/Hill/Beard)   3:29
3 Beer Drinkers & Hell Raisers (Gibbons/Hill/Beard)   3:23
4 Master Of Sparks (Gibbons)   3:33
5 Hot, Blue And Righteous (Gibbons)   3:14  
   Lado B
1 Move Me On Down The Line (Gibbons/Hill)   2:30
2 Precious And Grace (Gibbons/Hill/Beard)   3:09
3 La Grange (Gibbons/Hill/Beard)   3:51
4 Shiek (Gibbons/Hill)   4:04
5 Have You Heard (Gibbons/Hill)   3:14   

Na melhor tradição Texana, o rock másculo, saturado e pungente, dos ZZ Top, traduz-se na poderosa solidez do trio e da sua natural capacidade para produzir uma sonoridade blues/rock excitante e provocadora. Editado em 1973, numa altura em que as barbas não eram ainda proeminentes e em que o baterista Frank (Beard) ainda era creditado como Rube (Beard), 'Tres Hombres' foi o álbum que colocou definitivamente a 'Li'l Ol' Band from Texas' na ribalta do panorama musical norte-americano, e não só. O single "La Grange" foi o grande impulsionador para a projeção do terceiro trabalho de estúdio dos ZZ Top, que andavam em estrada a promover o disco, a abrir os espetáculos para bandas credenciadas, mas logo os papéis se inverteram e passaram, subitamente, de banda de abertura para banda principal. 

As referências musicais na época eram óbvias, entre os grandes nomes do rock e dos blues, e foi a partir dessas influências que os ZZ Top foram criando o seu estilo, ainda assim com uma sonoridade muito própria e vigorosa. É difícil não lembrar de John Lee Hooker em "La Grange" ou não sentir o fulgor dos Rolling Stones em "Move Me On Down The Line" mas tratam-se de detalhes importantes que fazem parte do processo evolutivo do género. Em "Beer Drinkers & Hell Raisers" criaram uma espécie de manifesto "maldito", cantado a duas vozes, "Master of Sparks" revela a loucura de uma aventura insana e contém uma linha de guitarra enigmática que carateriza a singularidade desta música, o rock'n roll escorregadio de "Precious And Grace" é outro dos momentos mais significativos do registo e a união das faixas "Waitin' For The Bus" e "Jesus Just Left Chicago" foi casual, mas resultou bem e acabou por ficar.

Tal como sempre nos habituaram, os ZZ Top apresentam-se na melhor das formas com a genuína plenitude do seu blues/rock vigoroso, made in Texas, e não enganam, nunca.

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