terça-feira, 7 de março de 2023

Hot Fuss - THE KILLERS


1 Jenny Was A Friend Of Mine (Flowers/Stoermer)   4:04
2 Mr. Brightside (Flowers/Keuning)   3:43
3 Smile Like You Mean It (Flowers/Stoermer)   3:54
4 Somebody Told Me (Flowers/Keuning/Stoermer/Vannucci)   3:18
5 All These Things That I've Done (Flowers)   5:02
6 Andy, You're A Star (Flowers)   3:14
7 On Top (Flowers/Keuning/Stoermer/Vannucci)   4:19
8 Glamorous Indie Rock & Roll (Flowers/Keuning/Stoermer/Vannucci)   4:14
9 Believe Me Natalie (Flowers/Vannucci)   5:07
10 Midnight Show (Flowers/Stoermer)   4:03
11 Everything Will Be Alright (Flowers)   5:45

Na viragem do século/milénio, surgiu uma revoada de bandas que recuperaram alguma da sonoridade new wave, género nascido dos escombros do movimento punk em finais da década de 1970. Com a edição de 'Hot Fuss', em 2004, os norte-americanos The Killers eram mais uma banda nova a beber desse filão e não mostraram qualquer receio em entrar logo a matar com o álbum de estreia.

A troca de influências entre músicos situados em ambos os lados do Atlântico, nomeadamente norte-americanos e britânicos, tem sido recorrente ao longo da história do pop/rock e não só. Os The Killers são oriundos de Las Vegas, gravaram 'Hot Fuss' na solarenga Califórnia, mas logo se manifestaram como revivalistas da música britânica que dominou os inícios da década de 1980. É difícil não lembrar dos Duran Duran em "Somebody Told Me" ou dos U2 em "Midnight Show" mas, no entanto, pode ser complicado perceber a camuflada alusão ao clássico "Bohemian Rhapsody" dos Queen em "Glamorous Indie Rock & Roll", mas ela está lá. Há ainda lugar para alguma vertente americana no disco que surge apenas nas músicas que o vocalista Brandon Flowers assina sozinho, nomeadamente na inclusão de um coro gospel em "All These Things That I've Done" e "Andy You're A Star". 

Tendo em conta as reconhecidas influências, 'Hot Fuss' revela-se como um trabalho confiante e original que se desenvolve numa torrente de pop/rock enérgico e ambicioso, sendo bem evidente que os The Killers almejam "chegar" ao nível das suas referências. Ao longo do registo, a banda demonstra estabilidade e domínio, e até prova ter a lição glamorosamente bem estudada.

O registo divide-se em momentos decisivos e instantâneos como; o arranque imponente de "Jenny Was A Friend Of Mine", o selo indie-pop de "Mr. Brightside", o esplendor de "Smile Like You Mean It", a importância de um single tão distinto como "Somebody Told Me", a sólida integridade musical de "On Top" e a pujante dinâmica de "Midnight Show". Tem momentos para se irem descobrindo como; o expressivo manifesto "Glamorous Rock & Roll" e a discreta frescura de "Believe Me Natalie" e ainda tem os momentos particularmente espirituais do vocalista Brandon Flowers como, "All These Things That I've Done", "Andy You're A Star" e "Everything Will Be Alright".

The Killers a serem realmente ofuscantes com a sua estreia nas edições discográficas.

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