sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Live '92 - '93 - ALBERT COLLINS AND THE ICEBREAKERS

 

1 Iceman (G. Collins/E. Smith)   3:57
2 Lights Are On But Nobody's Home (G. Collins)   10:58
3 If You Love Me (Like You Say) (Little J. Taylor)   3:42
4 Put The Shoe On The Other Foot (G. Collins/H. Williams)   8:40
5 Frosty (A. Collins)   7:34
6 Travelin' South (G. Collins)   3:35
7 Talkin Woman (L. Fulsom/F. Washington)   3:09
8 My Woman Has A Black Cat Bone (Ivory L. Semiens)   7:25
9 I Ain't Drunk (J. Liggins)   5:05
10 T-Bone Shuffle (T-Bone Walker)   5:29

O texano Albert Collins (1932-1993) foi um dos bluesman mais peculiares que o género conheceu na sua era moderna. Dono de uma sonoridade única, imediatamente reconhecível pela forma como abordava a inseparável guitarra elétrica Fender Telecaster, o que lhe valeu o título de "Master of the Telecaster", Albert Collins era também um homem de palco notável, com uma presença forte e empolgante. A sua carreira discográfica seria inconstante mas a assiduidade dos palcos manteve-se com alguma regularidade e era mesmo o próprio Albert Collins quem conduzia o autocarro da sua banda durante as pequenas digressões.

As atuações eram eletrizantes e Collins mantinha uma cativante interatividade com o público, com quem gostava de se misturar, percorrendo as audiências com o seu cabo de 45 metros. Em palco destilava vitalidade e magia, numa entrega pessoal e sincera que contagiava todos os que se encontrassem em seu redor. 

A partir de 1978, a carreira de Albert Collins começou a ganhar mais impacto após assinar contrato com a editora Alligator Records para quem gravou sete álbums, entre 1978 e 1986. Nos finais da década de 1980 Collins gozava de alguma popularidade, gravou como músico convidado com vários artistas de renome, e entrou na década de 1990 em plena forma. Uma nova editora, Pointblank (subsidiária da Virgin), os concertos sucediam-se, mas a lei da vida impôs-se e Albert Collins faleceu em 1993.  

O álbum "Live '92-'93" é uma edição póstuma, em 1995, que regista excertos de três concertos gravados nos derradeiros anos de atividade de Albert Collins com a sua banda The Icebreakers. Estas gravações pertencem a atuações que foram gravadas para edição posterior. As primeiras cinco faixas foram gravadas em Julho de 1992, no Montreux Jazz Festival, Suíça, ainda antes de Albert Collins ter conhecimento do seu estado de saúde terminal. As faixas restantes foram gravadas em Setembro de 1993, em Rockford e Peoria, Illinois, já com Collins a lutar pela vida. Viria a falecer dois meses depois da data destes dois últimos concertos.

O registo evidencia tudo aquilo que já se conhecia do estilo de Albert Collins; a poderosa sonoridade que retirava da sua Fender Telecaster, os fraseados tão peculiares e os diálogos que mantinha com a guitarra, a energia e a alegria da sua presença em palco, o à vontade com que lidava com a sua banda e a dedicação que tinha à sua audiência. O registo é também revelador de que Albert Collins, o Iceman, foi um verdadeiro bluesman até ao fim. 

Uma entrada à James Brown, estabelece logo o caráter blues/funk do espetáculo com "Iceman", a música que serve de apresentação e dá início ao espetáculo. "Lights Are On But Nobody's Home" é um dos pontos mais altos da edição por carregar o verdadeiro espírito dos blues e por conter um momento bem expressivo num gritante solo em sax-tenor de Jon Smith. O balanço funky volta a fazer-se sentir em "If You Love Me (Like You Say)". Em "Put The Shoe On The Other Foot", Collins arranca um solo de guitarra vibrante, e o concerto de Montreux encerra com o clássico "Frosty" em formato de encore. A partir daqui, o alinhamento da edição corresponde a datas em que Albert Collins já estava bem ciente do mal que tinha mas é impressionante perceber que não há grande diferença entre a prestação de Montreux, anterior ao diagnóstico da doença, e as posteriores, já com conhecimento da maldita.

Após a torrente elétrica que varria todo o palco, Albert Collins despedia-se na sua humildade com um eterno agradecimento; "Thank you for accepting me ...".

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