domingo, 16 de abril de 2023

Rock The Nations - SAXON


   Lado A
1 Rock The Nations (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   4:42
2 Battle Cry (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   5:37
3 Waiting For The Night (Byford/Glocker)   4:52
4 We Came Here To Rock (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   4:20
   Lado B
1 You Ain't No Angel (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   5:27
2 Running Hot (Byford/Glocker/Oliver/Quinn/Dawson)   3:36
3 Party Till You Puke (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   3:27
4 Empty Promises (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   4:10
5 Northern Lady (Byford/Glocker/Oliver/Quinn)   4:42  

A par dos Iron Maiden e dos Def Leppard, os Saxon foram um dos nomes mais importantes na eclosão da New Wave Of British Heavy Metal (também denominada como NWOBHM). As três bandas foram preponderantes na propulsão do género que despoletou quase em paralelo com a crucial detonação do movimento punk. E se o punk, por um lado, ofuscou o rock clássico, pelo outro, também ajudou ao despontar do heavy metal, visto como uma alternativa para os que queriam ouvir novo rock e não se interessavam minimamente pela desordem do punk nem pelas correntes que se lhe seguiram.  

Das três bandas, os Saxon acabaram por ser os mais indefinidos quanto ao trajeto a seguir. Enquanto os Iron Maiden foram sempre crescendo, conseguindo manter os seus princípios à medida que (ainda) acompanham a evolução musical, e os jovens Def Leppard não pararam até conquistar os tops, ambição que a banda nunca escondeu, os Saxon não conseguiram ir para um lado nem para o outro, ficaram no meio do caminho e era precisamente aí que se encontravam em 1986 com a edição do álbum 'Rock The Nations'.

Neste registo os Saxon conseguem ser uma banda de rock, contam até com a curiosa prestação de Elton John ao piano, para duas músicas, e ainda mantêm, simultaneamente, o seu estatuto heavy metal, apesar da sonoridade polida, das cores garridas e de algum teor mais comercial. No fundo parece haver uma certa ambição, ao nível de produção, para se alcançar um estatuto maior mas falta a definição do género e a força para estabilizar a determinação da banda. Este é também o primeiro álbum dos Saxon sem o baixista original, Steve Dawson. Apesar dos créditos da edição indicarem Paul Johnson como o novo baixista da formação, foi o vocalista Biff Byford quem gravou as linhas de baixo para este trabalho; antes de ser vocalista, Byford iniciou-se musicalmente como baixista.    

O rock faz questão de ser o fio condutor do registo, não esquecer que o heavy metal é um derivado do género, começando logo por se afirmar na descritiva "Rock The Nations" que também dá título ao álbum. Uma música que evoca a nobre relação da banda com a estrada e com os palcos e, para que não restem dúvidas quanto ao seu intento, tem continuidade na afirmação de "We Came Here To Rock". No entanto, a maior evidência rock 'n roll do registo está contida em "Party Till You Puke" onde Elton John ajuda a reforçar o vigor do género com a sua destreza nas teclas. 

Mas apesar da inconstância, os Saxon são realmente uma banda heavy metal que aqui se manifesta na belicosidade de "Battlecry", na entusiasmante agilidade de "Running Hot", faixa que ainda tem a assinatura de Steve Dawson, o baixista original, e são diretos na revelação da falsa inocência de uma adolescente atrevida em "You Ain't No Angel".

E há um terceiro ponto a considerar neste trabalho, no qual se evidencia a vertente comercial do disco. O single "Waiting For The Night" é efetivamente a faixa que mais sobressai em todo o registo e é descaradamente inspirada no estilo de Van Halen, detalhe que também é possível de reconhecer em "We Came Here To Rock" e em "Party Till You Puke" - algo inspirada por ... "Hot For Teacher"? "Empty Promises" é uma música simples e acessível, sem grandes devaneios ou artifícios, mas contém a quase discreta utilização de uma talk-box, para finalizar o solo de guitarra, efeito que voltava a estar em voga nesse mesmo ano graças a ... "You Give Love A Bad Name" dos Bon Jovi. Elton John reaparece no final do registo para colorir "Northern Lady", outro dos singles retirados deste álbum. Um encerramento airoso, com uma balada que também tem o seu quê de Bon Jovi ... 

Este é um trabalho claramente pensado para entrar no sempre apetecível mercado norte-americano. Concebido numa época em que as companhias discográficas procuravam tirar algum proveito do género apostando nas grandes produções para sofisticar um estilo que prefere ser natural. Os Saxon não lidavam muito bem com a ideia mas souberam tirar o devido proveito do momento.

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