sábado, 2 de julho de 2022

Missing - MISLEADING

 

1 Whirlwinded (Misleading)   5:44
2 Some Grave in Time (Misleading)   9:56
3 Convoluted Psych Zapped Psyches (Misleading)   6:12   
4 Suspended Consciousness To ... (Misleading)   3:35
5 Steer Through (Misleading)   5:37
6 Death by Sunflower (Misleading)   5:45
7 Concise Notation of Sound (Misleading)  12:00 
   Bónus track
8 Grruggruu (Misleading)   4:06

Os Misleading são como uma entidade enigmática que habita nas profundezas do seu próprio som. Uma consonância de alquimistas que se dissimulam na singular firmeza de uma ilusão temporal-caleidoscópica para preparar a cozedura de uma poção inebriante com capacidade de evocar a deformação de portentosos turbilhões sónicos, carregados de intenso negrume.

Editado em inícios de 2022, 'Missing' é o segundo registo para este coletivo Português que conta agora com a aptidão de um quarto elemento na integração de diáfanos efeitos espaciais sintetizados que aumentam a profundidade do poder de envolvência da banda. A estrutura do registo revela o dinamismo sónico de um trabalho mais expansivo, não é tão áspero e cru quanto o primeiro trabalho da banda, sendo mais inspirado e cativante, e mais detalhado a nível rítmico. As vozes continuam a estar ausentes na equação, as músicas desenvolvem-se como instrumentais inesgotáveis em que a guitarra permanece ativa numa espiral infinita de psicadelismo, mas a ausência de vozes é agora complementada pela intervenção de curtos monólogos/diálogos cinematográficos. 

Aos primeiros segundos de "Whirlwinded" o registo sugere-se ao nível de rock'n roll convencional mas logo entra na sua dimensão quimérica para embarcar na envolvência de um domínio abrasivo. A sugestiva referência sabática de "Some Grave in Time" difunde-se depois na arte progressiva de diferentes andamentos, passa para a determinante atmosfera refletiva de "Convoluted Psych Zapped Psyches", até à misteriosa contenção de "Suspended Consciousness To ..." que conduz à introdução da viagem sideral "Steer Through". A estonteante instabilidade da stoogeana "Death By Sunflower" é abrangente e significativa e "Concise Notation of Sound" encerra a edição digital do registo sob a forma de um manifesto próprio que passa da ponderação à forte expressividade mística dos Misleading. A edição física, em cd, fecha com a pujança de "Grruggruu", uma vigorosa demonstração do poder da cortina sónica que envolve a bruma psicadélica da banda de Tomar, Portugal.

A obra dos Misleading pode, e deve, ser encontrada online através do link https://heavymisleading.bandcamp.com/

Sem comentários: