domingo, 24 de julho de 2022

Live in Japan - DEEP PURPLE - CD02


   Osaka, 16th August 1972
   'Next week, we're turning professional.'
1 Highway Star (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   07:07
2 Smoke On The Water (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   07:25
3 Child In Time (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   12:30
4 The Mule (Drum Solo) (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   10:22
5 Strange Kind Of Woman (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   10:35
6 Lazy (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   10:21
7 Space Truckin' (Blackmore/Gillian/Glover/Lord/Paice)   20:13

O segundo cd desta tripla edição corresponde à segunda data em Osaka e foi sobre a gravação deste concerto que recaiu a escolha da maior parte das músicas que compõem o alinhamento da dupla edição em vinil de 'Made In Japan', em 1972. A notável prestação da banda em palco, aliada à qualidade de gravação obtida naquela noite, resultou na melhor combinação de fatores para se encontrar as peças a incluir no pretenso álbum ao vivo. De facto, dos três cd que compõem o regalo desta tripla edição, este é o único que apresenta exatamente o mesmo alinhamento de 'Made In Japan', mas da gravação desta data apenas "Highway Star", "Child In Time", "Strange Kind Of Woman" e "Space Truckin'" foram escolhidas para integrar a edição de 1972.

Uma interpretação menos conseguida para "Smoke On The Water", em que Richie Blackmore não acerta com o riff da guitarra logo de início, explica o porquê da eliminação desta versão para 'Made In Japan'. "Lazy" volta a ser o momento com maior liberdade, para John Lord preparar a entrada da música com algumas sonoridades estratosféricas carregadas de suspense, mas esta versão ficaria também fora das escolhas para integrar 'Made In Japan'. "The Mule", peça centrada no vigoroso solo de bateria de Ian Paice, foi outro dos momentos desta data que não foi escolhido para o álbum de 1972.

Inicialmente, os Japoneses pretendiam que a sua edição incluísse apenas a gravação desta data mas a edição oficial acabou por ser a mesma de 'Made In Japan'. A edição Japonesa seria lançada com o título 'Live In Japan' e a capa foi ilustrada com uma foto que capta toda a banda por trás com a vastidão da assistência espraiada à sua frente; o mesmo título e a mesma capa foram utilizados para esta edição comemorativa em formato de triplo cdNa capa da edição original Japonesa havia a indicação de que a gravação pertencia apenas ao concerto de Tokyo, uma travessura editorial para atrair os fans para uma edição diferente que afinal era ... exatamente a mesma de 'Made In Japan'. 

Nunca é demais referir a enormidade que este registo representa como referência para os álbuns de rock gravados ao vivo, não só pela inspirada prestação da histórica banda Britânica mas também pela honestidade de apresentar uma captação ao vivo tal como ela ocorreu, sem quaisquer efeitos de estúdio, colagens ou emendas de erros de atuação. Este cd apresenta-se com o sub-título 'Next week, we're turning professional.', que advém de uma curiosa intervenção de Ian Gillan na introdução de "Strange Kind Of Woman", em que o vocalista diz ter uma comunicação importante a fazer, à qual se segue uma gargalhada jocosa. Os concertos remanesceram como uma boa memória para os Deep Purple que garantem terem tirado plena satisfação destas três atuações em terras nipónicas, em Agosto de 1972.

Sem comentários: