segunda-feira, 12 de julho de 2021

Delicate Sound Of Thunder - PINK FLOYD - LP02


Lado A
1 One Of These Days   6:16
2 Time   5:16
3 Money   9:52
4 Another Brick In The Wall, Part II   5:29
Lado B
1 Wish You Were Here   4:49
2 Comfortably Numb   8:56
3 Run Like Hell   7:12

Não deixa de ser curioso que David Gilmour, que não integrava a formação original dos Pink Floyd, seja a figura fulcral nas duas principais mudanças dentro da banda. É ele quem substitui o génio destruído de Syd Barrett em 1968 e é ele quem assume a liderança após a controversa negação de Roger Waters em manter a banda. Agora rodeado por jovens músicos, que ajudaram a reerguer algo que poucos acreditavam ser possível de voltar a ver, é a presença de David Gilmour que sobressai em todos os aspetos assumindo-se definitivamente como o novo líder da mítica banda britânica. 

Curioso também o facto de que em vinte anos de existência, e com exceção das quatro músicas ao vivo que preenchem o primeiro disco de Ummagumma, o duplo álbum editado em 1969, nunca os Pink Floyd tinham editado oficialmente um álbum ao vivo. Delicate Sound Of Thunder tornou-se assim no primeiro registo oficial da banda gravado totalmente ao vivo.

A segunda parte do concerto, que neste caso corresponde ao disco 2, é inteiramente preenchida com os grandes clássicos dos Pink Floyd e era aqui que residia uma das principais questões quanto a esta nova fase da banda; iria este repertório sobreviver em palco sem a disciplina de Roger Waters?

O arranque com "One Of These Days", a música mais antiga deste alinhamento, é monstruoso. Uma vigorosa demonstração de poder e de afirmação, com capacidade para surpreender os mais céticos quanto ao estado de espírito de uma banda renovada com tanto sangue fresco. A força e dinamismo de palco mantém-se para as interpretações de "Time", "Money" e "Another Brick In The Wall, part II", elevando a fasquia de uma prestação algo temida e que acaba por se expressar através de uma sonoridade atualizada e refrescante. "Money" é agora o momento para "brincar", com a banda a libertar-se em variadas dinâmicas e solos, até em modo reggae e um cheirinho de jazz, algo que Waters nunca teria permitido certamente. Este é dos momentos em que se percebe como os Pink Floyd de Gilmour se soltaram e se tornaram numa banda mais divertida e menos cerebral.

O modo acústico de "Wish You Were Here" atenua o andamento e conduz à magia de "Comfortably Numb", que seria provavelmente o momento mais esperado do concerto e Gilmour não iria desiludir certamente. Uma das músicas mais icónicas, não só dos Pink Floyd como do património musical mundial, "Comfortably Numb" continua a ser uma música imensa que se prolonga num dos solos de guitarra mais bem conseguidos da história do rock. Para esta digressão, a música é apresentada com uma ligeira alteração na entoação vocal mas uma vez que a parte cantada por Gilmour permanece exatamente igual fica a ideia de que muito provavelmente se procurasse criar algum distanciamento da versão original cantada por Roger Waters e torná-la agora na versão de Gilmour. "Run Like Hell" fecha a festa com a destreza do seu ritmo balanceado. 

Uma última curiosidade relativa a esta edição; em novembro de 1988, David Gilmour e Nick Mason foram convidados a deslocarem-se a Moscovo para assistirem ao lançamento do foguetão Soyuz TM-7, em que os astronautas levaram com eles, num voo com destino à estação espacial russa, uma cassete de Delicate Sound Of Thunder (sem a caixa original, para poupar peso) que assim se tornou no primeiro álbum rock a ser tocado no espaço.

Sem comentários: