quarta-feira, 7 de julho de 2021

Delicate Sound Of Thunder - PINK FLOYD - LP01


Lado A
1 Shine On You Crazy Diamond   11:54
2 Learning To Fly   5:27
3 Yet Another Movie   6:21
4 Round And Around   0:33
Lado B
1 Sorrow   9:28
2 The Dogs Of War   7:19   
3 On The Turning Away   7:57

Roger Waters nunca acreditou que os seus ex-companheiros tivessem a ousadia de voltar a gravar sob a denominação Pink Floyd sem a sua presença ou autorização. O impensável, para Waters, aconteceu e a ousadia até foi mais longe com a edição de um duplo álbum gravado ao vivo, em 1988. De referir que por esta altura a contenda que opunha Waters aos Pink Floyd já estava resolvida através de um acordo em que os direitos foram divididos pelas respetivas partes. 

Delicate Sound Of Thunder foi gravado durante as últimas cinco datas da tournée do álbum A Momentary Lapse Of Reason, no Nassau Veterans Memorial Coliseum em Nova Iorque. O registo evoca um final de digressão bem rodado, tendo em conta os atritos com que a digressão arrancou; como as constantes intimidações e ameaças de Roger Waters, a responsabilidade de montar uma banda à altura de um nome a respeitar e a manter, e os receios de se tratar de um regresso tardio e deslocado no tempo. Tudo isto obrigou a que David Gilmour tivesse de recorrer às pessoas certas para formar uma equipa de confiança que o ajudasse a erguer um espetáculo imenso, que fosse além da música e distraísse o olho, e houve mesmo muitos nomes envolvidos na produção desta grande digressão.

A primeira parte do concerto (disco 1) serve para apresentar os "novos" Pink Floyd, as músicas novas e uma banda de palco expandida, com mais um teclista (Jon Carin) e um percussionista (Gary Wallis) com o claro intuito de ocultar a insegurança dos dois membros mais frágeis de uma banda destruída pela força dos egos. De relembrar que Rick Wright, o teclista original dos Pink Floyd, foi afastado por Roger Waters após a tournée de The Wall, vindo a participar ainda nas gravações do álbum Final Cut e acompanhando esta nova fase como um músico contratado.

De forma a atenuar o impacto do público perante a nova fase dos Pink Floyd, agora sob a liderança do guitarrista David Gilmour, a abertura dos concertos era feita com o velho clássico "Shine On You Crazy Diamond". Preparado o terreno para a audiência mais antiga, a banda avançava de imediato com o alinhamento do seu álbum mais recente e motivo desta tournée. O novo repertório apresenta-se com os mesmos arranjos que se encontram no álbum o que demonstra a precisão e cuidado com que a digressão foi preparada. Tal como no álbum original, "Sorrow" e "The Dogs Of War" são as músicas que melhor encaixam na sonoridade Pink Floyd e que ao vivo ganham ainda mais dimensão.

Sem comentários: