quarta-feira, 19 de maio de 2021

Pat Metheny Group - PAT METHENY GROUP


1 San Lorenzo (P. Metheny/L. Mays)   10:12
2 Phase Dance (P. Metheny/L. Mays)   8:17
3 Jaco (P. Metheny)   5:35
4 Aprilwind (P. Metheny)   2:08
5 April Joy (P. Metheny)   8:12
6 Lone Jack (P.Metheny/L. Mays)   6:40   

Registo de estreia para o Pat Metheny Group, em 1978, numa época de indefinição quanto ao que esperar do futuro do jazz. O domínio implacável dos grupos de fusão jazz/rock fazia crer que velocidade de execução, composições complexas e uma dinâmica progressiva seriam indicadores de uma nova linha a seguir mas eis que a simplicidade de uma capa branca, preenchida apenas com os nomes dos intervenientes, evidencia a naturalidade com que esta formação enfrenta o seu primeiro desafio sem recorrer a grandes artifícios ou devaneios, apostando simplesmente na sua qualidade técnica e na clareza e definição da sua música.  

O guitarrista Pat Metheny assume a liderança da formação tendo a seu lado o pianista Lyle Mays que aqui encetava uma leal parceria de composição. As duas primeiras peças deste registo são já fruto dessa interação, a que se junta a célere "Lone Jack", a música que encerra o registo. A importância da contribuição de Lyle Mays é bem expressiva pela profundidade de campo que os seus teclados imprimem no quadro das composições, o que faz com que a magia da extensa paisagem sonora de "San Lorenzo" seja um magnífico cartão de visita e que "Phase Dance" se torne num momento de puro deleite musical.   

A formação complementa-se com a eficiência da secção rítmica composta pelo baixista Mark Egan e pelo baterista Dan Gottlieb. Dois músicos perfeitamente alinhados que encaixam facilmente na estrutura do quarteto e reforçam a sua estabilidade. Tal como o pianista Lyle Mays, Dan Gottlieb já tinha gravado com Pat Metheny no seu segundo álbum a solo "Watercolors" a que aqui se juntou Mark Egan, um "herdeiro" da sonoridade de Jaco Pastorius, de quem recebeu aulas e até o seu primeiro baixo fretless.       

Curiosamente, Jaco Pastorius encontra-se sempre "presente" nos primeiros trabalhos de Pat Metheny. Foi o baixista do primeiro álbum a solo de Pat e no primeiro registo do Pat Metheny Group é alvo de um tributo através da faixa "Jaco". 

É precisamente com "Jaco" que o jazz começa por aqui se mostrar na sua faceta mais natural, regressando no final do registo com a agilidade de "Lone Jack". Pelo meio fica "April Wind", uma breve composição em guitarra acústica que acaba por servir como intro para "April Joy" que por sua vez, entre dinâmicas acústicas e elétricas, revela a timidez de uma peça de caráter progressivo. Interessante como o quarteto retoma o fraseado de "Phase Dance" a meio desta peça e lhe dá uma nova continuidade.

Um registo de estreia arejado, em que as composições têm o seu espaço para respirar e evoluir dentro de uma estrutura de fusão suficientemente sóbria e definida, que não renega o passado e aponta ao futuro.

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