domingo, 23 de maio de 2021

New Adventures In Hi-Fi - R.E.M.


1 How The West Was Won And Where It Got Us   4:30
2 The Wake-Up Bomb   5:07
3 New Test Leper   5:25
4 Undertow   5:08
5 E-Bow The Letter   5:22
6 Leave   7:17
7 Departure   3:27
8 Bittersweet Me   4:06
9 Be Mine   5:32
10 Binky The Doormat   5:00
11 Zither   2:33
12 So Fast, So Numb   4:11
13 Low Desert   3:30
14 Electrolite   4:05

Há um conjunto de fatores associados ao desenvolvimento de "New Adventures In Hi-Fi" como álbum, os quais poderão ter estimulado a criatividade dos norte-americanos R.E.M. para aquele que ficou oficialmente registado como o seu décimo trabalho original, em 1996, e o último com a formação original ainda completa. 

Desde a desgastante tour de 1988, respeitante ao álbum "Green", que os R.E.M. não andavam em estrada. Ao prepararem-se para o voltar a fazer, após a edição do álbum "Monster" em 1994, decidiram levar consigo gravadores de oito pistas para registarem novas músicas e tentar daí extrair o conteúdo que iria preencher o álbum seguinte. 

Editado em 1996, "New Adventures In Hi-Fi" é pois um álbum criado em digressão mas não se trata de um álbum ao vivo. São momentos gravados em soundcheck, em que a banda aproveitava para ensaiar e registar novas músicas, enquanto outras músicas foram gravadas em estúdios por onde passavam. 

Apesar das condições, o instrumental "Zither" foi gravado nos chuveiros de um pavilhão de basquetebol e seis das músicas foram realmente registadas em soundcheck, "Low Desert" foi concluída e gravada no último soundcheck da tour, a qualidade de som deste álbum é muito boa.  

Tendo em conta os problemas de saúde que afetaram alguns dos elementos da banda durante esta digressão, levando mesmo a que o baterista Bill Berry abandonasse a formação no final da tour, é surpreendente como "New Adventures In Hi-Fi" se conseguiu impor como um dos trabalhos mais interessantes dos R.E.M.. É possível sentir um misto de emoções ainda referente aos dois trabalhos anteriores mas na realidade é um registo mais arisco, versátil, bem desenvolvido e bem equilibrado, expandido com novas sonoridades e com a participação dos elementos que então acompanhavam a banda ao vivo. Teclados, loops, sequenciadores e até um vocoder, interpõem-se com as habituais guitarras, também mais expandidas, e ajudam na modulação de uma sonoridade rica e mais aberta do que o usual. 

A singularidade de "How The West Was Won And Where It Got Us", a significativa "E-Bow The Letter" com participação vocal de Patti Smith, a repetitiva intensidade de "Leave", o contagiante riff de guitarra de "Departure", a eficácia do single "Bittersweet Me", a refletida estrutura de "Low Desert" e o momento quase folk de "Electrolite", estão entre os momentos mais distintos desta obra.

Sem comentários: