quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Flickering Flame "The Solo Years Volume I" - ROGER WATERS


1 Knockin' On Heaven's Door (B. Dylan)    4:06   
2 Too Much Rope   5:11
3 The Tide Is Turning (After Live Aid)   5:24
4 Perfect Sense, part I & II   7:22
5 Three Wishes   6:48
6 5:06 am (Every Stranger's Eyes)   4:46   
7 Who Needs Information   5:54   
8 Each Small Candle   8:34
9 Flickering Flame (new demo)   6:44   
10 Towers Of Faith   6:51
11 Radio Waves   4:30   
12 Lost Boys Calling (E. Morricone/R. Waters) (Original Demo)   4:03   

Considerando que o carismático ex-líder dos Pink Floyd não detém uma carreira recheada de êxitos, apesar da assinatura de Roger Waters constar em alguns dos trabalhos mais relevantes da história do rock, facilmente se constata que este registo não é um best of. À data da sua edição em 2002 Roger Waters contava apenas com três trabalhos de estúdio pós-Pink Floyd e um duplo álbum ao vivo gravado durante a tournée In The Flesh, editado em 2000. 

É basicamente nestes trabalhos que Flickering Flame se centra apresentando-se como uma edição limitada para colecionadores com o atrativo de incluir algumas curiosidades e músicas menos conhecidas. E se se pensar que os Pink Floyd pós-Roger Waters obtiveram enorme êxito na década de 90 com apenas dois álbuns de estúdio e os respetivos álbuns ao vivo para as correspondentes e bem sucedidas tournées, sucesso complementado em 2001 com a edição da dupla coletânea Echoes, facilmente se conclui que Waters quis marcar o seu terreno e confirmar com esta edição que não tem estado tão parado como parecia.

O primeiro apontamento da edição vai para a interpretação de "Knockin' On Heaven's Door". Não sendo comum ver Roger Waters fazer versões de outros músicos esta é uma abordagem realmente curiosa. A versão é simples, aproxima-se bastante do original de Bob Dylan, pelo que a intenção poderá passar apenas por devolver a música à sua essência original contrariando o enorme êxito que os Guns n' Roses obtiveram com a espampanante versão hard rock de inícios da década de 90. 

Para quem está familiarizado com a obra a solo de Waters muitas são as músicas que aqui podiam estar em vez destas mas há que não esquecer que são trabalhos essencialmente concetuais pelo que muitas das músicas ficariam fora do seu contexto. O álbum Pros And Cons é representado apenas por "Every Strangers Eyes", sendo também a única faixa desse álbum que Waters manteve nos seus concertos, Radio K.A.O.S. está realmente representado pelas duas faixas mais emblemáticas enquanto Amused To Death, o seu trabalho mais genuíno, é também o mais representado na edição. "Towers Of Faith" foi retirada da banda sonora de When The Wind Blows, um filme de animação adulta acerca da eminência de uma guerra nuclear, cuja banda sonora inclui participações de David Bowie aos Genesis mas é Roger Waters & The Bleeding Heart Band quem detém a totalidade de um dos lados da edição em vinil da banda sonora, edição original de 1986.

A impressionante carga emocional que Waters consegue imprimir às audiências durante os seus concertos encontra-se aqui bem evidenciada pela arrepiante prestação ao vivo de "Perfect Sense, part I & II" e na inclusão da vigorosa interpretação de "Each Small Candle", uma peça inédita que foi incluída na tournée In The Flesh e que apenas aparece editada no seu registo ao vivo.

A inclusão de duas demo completa o registo. "Flickering Flame" serve de título à edição e limita-se a ser uma longa peça acústica ao melhor estilo de Bob Dylan, acompanhada apenas por teclados e pontualmente por uma guitarra elétrica. Apesar de se tornar algo repetitiva contém passagens caraterísticas da assinatura de Roger Waters. A edição fecha com a crueza da demo original para "Lost Boys Calling", uma música composta por Ennio Morricone em 1998, para o filme "The Legend Of 1900", com letra e interpretação de Roger Waters.

Sem comentários: