terça-feira, 14 de abril de 2020

Ommadawn - MIKE OLDFIELD


1 Part One   19:14
2 Part Two   17:17
3 On Horseback* 
   *included in part two but appears as the third track for this cd edition

Editado em 1975, Ommadawn é o terceiro registo oficial para o virtuoso músico britânico Mike Oldfield e consta apenas de uma longa suite de 36:44 minutos dividida por duas partes; nesta edição em formato cd a suite reparte-se por uma terceira faixa intitulada "On Horseback" mas que pertence de facto ao final da segunda parte da obra. 
O conceito de Ommadawn foi totalmente elaborado por Mike Oldfield que sozinho assumiu a complexa estrutura da peça e nela se encarrega da prestação de uma infinidade de instrumentos, sendo evidente a sua prestação nas cordas mas também toca teclados e até algumas percussões, tendo depois de recorrer a alguns músicos para a execução de instrumentos mais específicos como gaitas, flautas, vozes corais e as percussões maiores. A contextura conceptual da obra evolui de forma progressiva ao longo de variados andamentos, sob uma fusão de estilos em que o folk e o rock dominam mas a base de tudo está notoriamente fundamentada na veia mais tradicionalista das ilhas britânicas e...até em raízes africanas
A primeira parte começa por evidenciar a forte presença coral que acompanha grande parte desta secção enquanto o processo evolutivo da peça se desenvolve de forma harmoniosa em diversos movimentos dominados essencialmente por vários instrumentos de corda, também por teclas e algumas flautas, até atingir o seu clímax com uma percussão de índole tribal. A segunda parte revela uma faceta mais serena e tradicionalista. Apesar do sintetizador inicial, esta secção está totalmente focada nos instrumentos de corda, nas gaitas, nas flautas e num naipe de percussão de cariz mais popular. A peça culmina com a simplicidade de uma pequena canção intitulada "On Horseback". 
A reter que a forma como Mike Oldfield explorou a utilização de instrumentos tradicionais para esta composição referenciou Ommadawn como um dos trabalhos precursores do movimento musical new age.

Sem comentários: