quarta-feira, 29 de abril de 2020

Let's Get Serious - JERMAINE JACKSON


Side A
1 Let's Get Serious (S.Wonder/L.Garrett)   7:53
2 Where Are You Now (S.Wonder/R.Hardaway)   3:47   
3 You Got To Hurry Girl (J.Jackson/P.Jackson/M.Bailey)   4:12
4 We Can Put It Back Together (J.Jackson/Hazel G.Jackson/M.Bailey)   5:05     
Side B
1 Burnin' Hot (J.Jackson/P.Molinary/J.Foelber)   7:45
2 You're Supposed To Keep You Love For Me (S.Wonder)   5:31   
3 Feelin' Free (J.Jackson/Hazel G.Jackson/M.Bailey)   7:35      

Em 1976, ao invés de acompanhar os irmãos na assinatura de um novo contrato para a editora CBS/Epic, Jermaine foi o único elemento do clã Jackson a manter fidelidade com a Motown. Jermaine era então casado com a filha de Berry Gordy o que terá pesado obviamente na sua decisão. Foi na Motown que Jermaine se estreou a solo em 1972 e onde editou oito álbuns, "Let's Get Serious", editado em 1980, está incluído na lista. 
Em finais da década de 70 a carreira de Jermaine demorava ainda a consolidar pelo que os préstimos de Stevie Wonder na produção de "Let's Get Serious" foram fundamentais para o resultado final do álbum, conseguindo mesmo provocar um despertar momentâneo no percurso a solo de Jermaine. Para além de assumir o trabalho de produção Stevie Wonder contribui ainda com três músicas em que também intervém como músico levando a que o registo acabe inevitavelmente por se dividir em duas secções; as três músicas escritas por Stevie Wonder (o adn não engana e qualquer uma delas integrava facilmente o alinhamento de um dos seus álbuns originais) e as distintas dinâmicas pop/funk/soul do restante trabalho, assentes nos arranjos orquestrais e nas guitarras mais ritmadas, mas no geral o registo revela-se bastante quente e bem equilibrado, com todas as músicas a evidenciarem a riqueza de uma estrutura musical muito bem preenchida. 
Mais do que o êxito alcançado pelo single "Let's Get Serious", reclamo toda a atenção deste álbum para a empolgante energia de "You Got To Hurry Girl" e a sua evidente influência disco numa música impulsionada pelo ritmo de dança e pelo desenho funky da guitarra. "Burnin' Hot" segue também a linha disco e "Feelin' Free" é puro funky. Das faixas escritas por Stevie Wonder para este trabalho é "You're Supposed To Keep You Love For Me" a que mais o denuncia, com Jermaine a demonstrar o calor da sua voz através da sua entrega para uma bela interpretação. "Let's Get Serious" foi editado na mesma altura em que o irmão Michael começava a despontar e Jermaine tinha aqui um trabalho à altura mas a história acabou por ser escrita de outra forma...

Sem comentários: