sábado, 4 de abril de 2015

Three Quartets - CHICK COREA


1 Quartet Nº 1   10:16
2 Quartet Nº 3    9:41
   Quartet Nº2
3 Pt.1 (Dedicated To Duke Ellington)   7:09
4 Pt.2 (Dedicated To John Coltrane)   12:01
5 Folk Song   5:51
6 Hairy Canary   3:43
7 Slippery When Wet   6:02
8 Confirmation (C.Parker)   6:18  

Pensado e editado originalmente como um álbum de quartetos à semelhança da forma como os músicos clássicos nomeavam os seus trabalhos, Chick Corea, em Piano acústico, compôs três peças (quartetos) e depois nomeou-os simplesmente de forma cardinal. Os quartetos não estão alinhados de forma correta porque na edição original em vinyl o Quarteto nº2, dividido em duas partes dedicadas a Duke Ellington e John Coltrane simultaneamente, não cabia completo num lado do disco juntamente com o Quarteto nº1 pelo que o Quarteto nº 2 acabou por ficar com um lado completo, o B, da edição em vinyl. Na edição em Cd, aqui apresentada, respeita-se o mesmo alinhamento usado na edição em vinyl e com a condicionante da capacidade do novo formato digital permitir ainda a inclusão de quatro temas extra gravados pela formação na mesma altura.  A formação que Chick Corea utilizou para complementar o quarteto é composta na prática pelos Steps (que posteriormente passariam a chamar-se Steps Ahead) com Michael Brecker no Saxofone, Eddie Gomez no Contrabaixo e Steve Gadd na Bateria, ficando o Vibrafonista Mike Manieri e o Pianista Don Grolnick de fora. Não esquecer no entanto que Eddie Gomez e Steve Gadd já tinham participado anteriormente em álbuns de Chick Corea.
A cumplicidade deste quarteto, uma notável coesão de grupo, garante logo de início um álbum de Jazz moderno, seguro e eficaz, patenteado na capacidade e na qualidade técnica de execução dos seus notáveis participantes. Os temas, escritos por Chick Corea na íntegra, são peças dinâmicas tocados respeitosamente e onde cada um sabe efetivamente qual é a sua posição contextual. 
Nesta edição em Cd é interessante perceber-se a diferença entre  a complexidade e velocidade de execução dos Quartetos e a execução mais descontraída dos quatro temas extra, com exceção para a intensa interpretação de "Confirmation" por Michael Brecker apenas acompanhado por Chick Corea...na Bateria. 

Sem comentários: